Preces e práticas associadas ao Advento

Escrito por bethany seeley | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Preces e práticas associadas ao Advento
A coroa do Advento é uma tradição popular do evento (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

O tempo do Advento é um dos mais amados do ano cristão. Ele ocorre durante as quatro semanas que antecedem o Natal. É considerado um tempo penitencial. Advento, que significa "vinda", comemora tanto a primeira vinda de Cristo, na sua encarnação e nascimento, como a segunda vinda de Cristo em glória. A coroa do Advento e o seu calendário são duas maneiras tradicionais pelas quais os cristãos celebram o período. Há também orações específicas para o momento, que são usadas ​​principalmente nas igrejas litúrgicas.

Outras pessoas estão lendo

Coroa do Advento

A coroa do Advento tem quatro velas. No primeiro domingo do Advento, a primeira vela é acesa, no segundo, duas velas são acesas e assim sucessivamente para os quatro domingos. A coroa também pode ter uma quinta vela no centro, que é a vela de Cristo, essa é a última vela a ser acesa, tradicionalmente na véspera ou no dia de Natal. As cores das quatro velas variam, mas a configuração mais comum são três velas roxas e uma vela rosa. A vela de Cristo é branca e simboliza a encarnação, a Luz do Mundo. O significado das quatro velas varia de igreja para igreja. Alguns significados comuns são esperança, alegria, amor e paz, patriarcas, profetas, João Batista e Maria, expectativa, esperança, alegria e pureza, e oração, penitência, sacrifício de preparação e alegria.

Calendário do Advento

O calendário do Advento marca o primeiro dia de dezembro até o dia de Natal. Tradicionalmente, uma pequena aba ou janela é aberta a cada dia. Elas podem revelar uma imagem, um versículo da Bíblia ou até mesmo um pequeno deleite. A Árvore de Jessé é uma variedade do calendário do Advento, em que cada dia revela um verso ou um símbolo do Antigo Testamento que prediz a vinda de Cristo. A tradição do calendário do Advento provavelmente se originou com os protestantes do século XIX.

A tradição anglicana

Na tradição anglicana, o Livro de Oração Comum é o guia para o culto. Ele contém todas as liturgias e orações utilizadas nos serviços. Há quatro orações do Livro de Oração Comum específicas para os quatro domingos do Advento. Os dois primeiros domingos são voltados para o segundo Advento de Cristo. Isso se reflete nas orações, em frases como "no último dia, quando vier de novo em sua gloriosa majestade para julgar os vivos e os mortos" e "para que possamos saudar com alegria a vinda de Jesus Cristo, nosso Redentor". Os dois outros domingos comemoram o primeiro Advento de Cristo e as orações contêm a linguagem sobre a vinda de Cristo, que é de natureza mais geral.

A tradição católica romana

A Igreja Católica Romana ordena a sua adoração com o uso do Missal, que contém muitas orações para o Advento. Ele contém uma coleção para cada um dos domingos do Advento. Essas orações expressam porque era necessário Cristo vir: o primeiro domingo refere-se a Cristo redimindo seu povo dos pecados, o segundo a Cristo purificando corações, o terceiro a Cristo iluminando mentes obscurecidas e o quarto a Cristo trazendo salvação. Outras orações de Advento da tradição católica romana são "Grandes 'O' Antífonas" e a Oração da Trindade de Cristo Vindo do "New Saint Joseph People's Prayer Book". A Liturgia das Horas também contém muitas orações para o Advento. Algumas delas são a Oração para ser Liberto do Pecado e da Morte, a Oração pela Esperança na Vinda de Cristo, a Oração para o Perdão e para a Misericórdia, e a Oração para seguir a Vontade de Deus.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível