Conhecimento

Símbolos dos deuses e deusas da mitologia grega

Escrito por shelly barclay | Traduzido por marcella narvaes
Símbolos dos deuses e deusas da mitologia grega

Representação dos deuses gregos

Nick Laham/Getty Images Sport/Getty Images

Os deuses e deusas da mitologia grega consistem dos Titãs, os Olimpianos e vários de seus filhos, além das esposas e semideuses. Os primeiros Olimpianos são os mais importantes já que eles eram os filhos dos dois principais Titãs. Na mitologia grega, há vários símbolos que representam objetos ou atividades associadas com seus deuses específicos.

Pavão

O símbolo de Hera, a terceira esposa e irmã de Zeus, que era o rei dos deuses gregos, é o pavão. As marcas dos olhos nas penas do pavão representam os olhos do gigante de cem olhos — Argos — que Hera mandou para tomar conta de Io, umas das amantes de seu marido. Hera era ciumenta e vaidosa, passando a maior parte do tempo ferindo as amantes de Zeus, exibindo sua beleza como um pavão e punindo aqueles achavam que outras mulheres eram mais bonitas do que ela.

Raios

Zeus, o rei dos Olimpianos, tem três símbolos — a árvore de carvalho, a águia e o raio. A árvore de carvalho é um símbolo da força de Zeus. A águia representa a sua posição sobre os mortais e outros deuses. O raio é sinônimo de Zeus. é a sua arma, o que geralmente aparece na arte como um relâmpago ou cajado em suas mãos. Ele costumava manipular o clima e instigar medo.

Tridente

O tridente é um símbolo de Poseidon. Ele o usava para causar terremotos. Poseidon era irmão de Zeus, filho de Cronos e Reia.

Capacete

Hades comandava o domínio dos mortos. Ele também era o sequestrador e marido de sua sobrinha, Perséfone. O símbolo de Hades é um capacete que faz qualquer um que o use ficar invisível. Perseus o usou quando matou Medusa. O capacete, como o raio de Zeus e o tridente de Poseidon, eram presentes dos ciclopes, uma raça de gigantes de um olho só.

Fogo

Hestia, uma das principais deusas e irmã de Zeus, não era uma figura proeminente na mitologia grega. Contudo, ela era importante como a deusa do lar. Ela também guardava o fogo sagrado. Seu símbolo é o fogo.

Trigo

Deméter era a mãe de Perséfone. Ela era a deusa da colheita e a criadora do inverno. Quando Hades rouba sua filha, ela fez com que cada planta na Terra morresse. Quando Zeus viu seu sofrimento, fez com que Hades permitisse que Perséfone voltasse para casa. Contudo, Hades enganou Perséfone e fez com que ela comesse no submundo, o que significa que ela deveria retornar por alguns períodos todo ano. Quando Perséfone está em casa, Deméter permite que as plantas vivam novamente, por isso há as temporadas. O símbolo de Deméter é o trigo por causa de suas conexões com a colheita e fecundidade das plantas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media