Mais
×

Como preparar e limpar um porco recém abatido para ser assado

Atualizado em 20 julho, 2017

Pessoas de todos os cantos do mundo gostam de assar porcos como uma forma de reunir a família e amigos. Um porco assado produz uma grande quantidade de alimento e pode ser a parte principal de qualquer reunião festiva. Preparar um porco para assar não é difícil, desde que ele tenha sido abatido e limpo de acordo com técnicas e procedimentos adequados.

Instruções

Antes de colocar o animal sobre as chamas, ele deve ser adequadamente abatido e limpo (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Pendure seu porco abatido pelas patas traseiras em uma estrutura estável, como as vigas de um celeiro ou galho baixo de uma árvore. Quando você pendurar o porco, abra bem as patas traseiras. Isto facilitará na hora de cortar o animal.

  2. Coloque uma grande lixeira de plástico debaixo do porco para abrigar todos os resíduos. Corte o porco do ânus até o peito, fazendo uma incisão superficial. Corte apenas a uma profundidade suficiente para abrir o animal, e evite atingir qualquer de seus órgãos. Depois de abri-lo, remova cuidadosamente todos os órgãos internos.

  3. Limpe o porco cuidadosamente com uma mangueira de água, tanto dentro como fora. Deixe a água escorrer da carcaça. Com o porco ainda pendurado, corte a pele do corpo. Comece a removê-la a partir das patas traseiras. Faça uma incisão superficial no interior da perna, onde ela encontra o abdômen. Puxe a pele enquanto corta verticalmente para removê-la da gordura. Após a pele ser removida, limpe o porco novamente com a mangueira de água.

  4. Remova uma parte ou toda a gordura, de acordo com o seu critério. Deixar mais gordura irá proporcionar mais sabor ao assar. Corte pedaços de carne ao redor do ventre que estiverem rajados de gordura. Outras peças gordas podem ser utilizadas para dar sabor a feijões e legumes. Divida o animal, cortando-o da mandíbula até o abdômen, abrindo-o e preparando para receber o tempero. Tempere o interior do porco com a sua escolha de temperos antes de assar.

  5. Se você não pretende cozinhar o porco imediatamente, amarre as patas dianteiras e traseiras com barbante culinário para mantê-las no lugar. Coloque um bloco de madeira na boca e através do pescoço para manter a cabeça no lugar. Coloque o porco no gelo em uma pequena piscina de plástico ou uma banheira até que você esteja pronto para cozinhá-lo. Você deve assar o porco dentro de quatro a oito horas após o abate e a limpeza. Retire o bloco de madeira antes de cozinhar.

  6. Descarte as entranhas e a carcaça jogando-as em uma lixeira grande de plástico ou queimando os restos.

Dicas

  • Remover a pele com uma faca é o método mais fácil de limpar, ao invés de mergulhar todo o porco em um barril de água quente e raspar os pelos. No entanto, a remoção da pele vai resultar numa maior perda de gordura.
  • O peso ideal de um porco a ser assado é de 90 kg.

Aviso

  • Certifique-se de limpar e preparar o porco imediatamente após o abate. Do contrário, a carne não estará em condições seguras de ser consumida.

O que você precisa

  • Faca de açougueiro
  • Corda
  • Lixeira grande de plástico
  • Mangueira de água
  • Barbante culinário
  • Gelo
  • Serra óssea
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article