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Como prevenir a dor no pescoço após o treino

Atualizado em 23 março, 2017

Se você já tiver ido à academia e se esforçado um pouco demais, está familiarizado com as dores do dia seguinte. Este tipo de dor é chamado de dor muscular tardia (DMT) e é um dos males mais comuns que as pessoas sofrem com suas rotinas de exercício. Veja como prevenir e reduzir as dores musculares e no pescoço.

Instruções

Alongar após o treino é fundamental para prevenir a dor no pescoço (Pixland/Pixland/Getty Images)
  1. Vá devagar no primeiro dia. O primeiro dia na academia ou em um novo programa de exercícios pode ser emocionante. Você tem um monte de energia e determinação. Pode ser fácil exagerar. Não se esforce no primeiro dia. Em vez disso, pegue leve ao começar a sentir uma queimadura.

  2. Fortaleça-se. Você não quer ir com calma no seu primeiro dia. Algumas dores são normais ao se exercitar, mas a dor extrema no pescoço não é. Aumente lentamente a atividade diária de treino para não sobrecarregar o corpo e desgastar os músculos.

  3. Alongue o pescoço antes e após os treinos. Uma boa sessão de alongamentos gerais antes e depois do exercício ajudará a diminuir a dor. Use apenas as partes recomendadas e alongue-as com cuidado. Não estique demais o pescoço.

  4. Peça por alternativas. Muitas pessoas optam por ioga e Pilates como exercício; ambos causam dor no pescoço. Se estiver apenas começando um programa ou souber que tem problemas no pescoço, não se esqueça de perguntar ao instrutor por poses alternativas que colocam menos pressão nesta área.

  5. Trate a dor corretamente. Um pouco de dor é normal após um treino saudável, mas se tiver muita, não volte à academia até que seu corpo esteja curado. Trate o pescoço dolorido com compressas quentes e descanse até que possa confortavelmente virar a cabeça de novo.

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