O primeiro corte de grama na primavera deve ser alto ou baixo?

Escrito por jacob j. wright | Traduzido por rafaela pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O primeiro corte de grama na primavera deve ser alto ou baixo?
Em caso de dúvida, o primeiro corte deve ser feito com o ajuste mais alto da lâmina (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Dependendo do seu tipo de gramado, você pode cortá-lo adequadamente fazendo um tapete de grama denso e saudável. Cortar a grama muito curta, pressupondo que sua manutenção será menos frequente, não é uma boa prática. O corte mais alto estimulará o sistema radicular a se desenvolver ficando mais profundo, sombreando ou sufocando todas as ervas daninhas que competem com a grama. Quando o primeiro corte estiver previsto para a primavera, o melhor é deixar a grama mais alta para que você não prejudique seu crescimento de imediato.

Outras pessoas estão lendo

A regra geral

Independentemente do gramado ser adaptado para temperaturas frias ou quentes, a regra universal para o corte do gramado é nunca remover mais de um terço da altura total. O crescimento do gramado e o tempo que você leva para fazer o primeiro corte da primavera determinam a altura em que você deve cortá-la. Por exemplo, se o gramado ele tiver 12 cm de altura, para preservar sua saúde e vitalidade, não corte mais do que 4 cm, ou seja, 1/3 da altura. Se o seu primeiro corte de primavera ocorrer quando a grama estiver apenas com 7,5 cm de altura, coloque as lâminas de corte para, no máximo, 2,5 cm.

Previsões

Depois do inverno, o gramado ainda pode apresentar uma taxa de crescimento do período de dormência. Quando ensolarado, as partes aquecidas do gramado podem começar a crescer um mês antes do que as áreas mais sombreadas, frias e com o solo úmido. Portanto, para fazer com que todo o gramado cresça com vitalidade e de forma homogênea, corte o lado mais alto da grama no primeiro corte da primavera. Isso garante que a grama mais alta fique com no mínimo um terço da sua altura, e permita que a grama mais curta cresça o suficiente para criar uma área foliar. Um mês depois, a altura de todo o gramado deve estar homogênea por todo o quintal.

Considerações

Se você gosta de manter o seu gramado curto, você precisa investir tempo o suficiente para cortes mais frequentes. Lembre-se de, a cada corte, nunca cortar mais de um terço da altura do gramado. Se o clima durante a primavera não estiver propício para um bom crescimento - fresco e úmido para gramíneas de estação fria ou quente e úmido para gramíneas de estação quente - você não deve cortá-la com muita frequência. Cortar muito curto o gramado estressado pela seca aumenta o estresse, podendo levar ao aparecimento manchas amarelas ou marrons. Áreas de terra expostas são locais ideais para o crescimento de ervas daninhas no meio gramado.

Mudanças sazonais

Se a grama está crescendo bem e as condições ambientais estão ideais, você pode cortar o gramado de estação fria ou quente um nível mais curto. Os gramados de estação fria, mais estressados com calor e a seca característicos do verão, como azevém, grama-azul e festuca, podem ser cortadas curtos na primavera. Por outro lado, gramíneas de estação quente, como a grama bermuda, esmeralda e a grama Santo Agostinho, podem ser cortadas mais curtas uma vez que a temperatura aumente na primavera e fique quente, pois isso aumenta a taxa de crescimento dessas plantas.

Recomendações

Se não tiver certeza sobre a altura adequada do corte do gramado, entre em contato com um técnico em horticultura ou um especialista da Emater, ou solicite a informação na prefeitura de seu município. Um especialista irá sanar as dúvidas, explicando os benefícios e consequências do corte da primavera, com base no clima e solos da sua região.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível