Os principais sinais de que você é introvertido

Escrito por diana dahl | Traduzido por thiago silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os principais sinais de que você é introvertido
Carl Jung foi o primeiro a traçar a definição de introvertido e extrovertido por volta de 1920 (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Não há uma definição clínica precisa para o que é "introvertido" ou "extrovertido". A maioria dos estudiosos reconhecem a relação introversão-extroversão como um contínuo de distribuição normal, então a maioria das pessoas não demonstra comportamentos introvertidos ou extrovertidos sempre, mas sim compartilham características de ambos. Nossa sociedade é bastante extrovertida e se dá melhor com pessoas mais sociáveis, fazendo com que os introvertidos sejam estereotipados e mal entendidos na maior parte dos casos.

Outras pessoas estão lendo

Você prefere passar o tempo sozinho?

Introvertidos demonstram timidez e se energizam passando o tempo sozinhos. Eles aceitam a solidão e evitam o contato com outras pessoas, mesmo que se deem bem com elas. Socializar rapidamente os drena de sua energia, o que exige que passem mais tempo sós para se recuperar. Geralmente os introvertidos não gostam de atividades em grupo no trabalho ou escola. Eles vão à eventos sociais com base em quem vai e geralmente vão embora cedo. Voltam de férias e festas em família geralmente precisando de alguns dias sozinhos para se recarregarem. Preferem trabalhos e tarefas independentes e torcem por dias vazios no escritório ou permissão para trabalhar de casa.

Você gosta de pensar e refletir?

Os introvertidos demonstram introspecção, preocupando-se primeiramente com seus pensamentos e sentimentos internos. Eles gostam de pensar em níveis profundos. Regularmente fazem pausas para formular respostas antes de falar e ficam frustrados quando terceiros tentam finalizar suas frases. Incomodam-se quando postos no centro das atenções ou quando suas opiniões são questionadas sem aviso. As outras pessoas geralmente perguntam "O que você está pensando?" e "O que se passa na sua cabeça?". Como pessoas introvertidas geralmente se dão bem em reunir e processar informações complexas, eles vão bem em carreiras como programadores, contadores, escritores, engenheiros e psicólogos.

Os principais sinais de que você é introvertido
Bill Gates, da Microsoft, o investidor e CEO da Avon Charles Schwab descrevem-se como introvertidos (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Você não gosta de de conversas triviais?

Ao socializar, os introvertidos preferem discussões e teorias profundas às conversas triviais. Pessoas com esta personalidade pensam primeiro e falam depois, dando atenção a assuntos menos superficiais. Elas se surpreendem com estranhos que compartilham livremente aspectos de suas vidas pessoais. Outras pessoas podem ver os introvertidos como rudes ou esnobes, já que sua falta de interesse pelos outros é aparente. Eles ficam quietos quando em grupo e raramente reclamam, mas mostram o que pensam por meio de comunicação não-verbal ao rolar os olhos, por exemplo.

Você tem um pequeno círculo de amigos?

Introvertidos preferem manter um grupo pequeno de amigos próximos e consideram outras pessoas apenas como conhecidos. Eles preferem passar o tempo com cada um individualmente ao invés de grandes grupos, relacionando-se com os outros por meio de experiências passadas. O introvertido é um excelente ouvinte, por sua habilidade natural em ignorar distrações e focar em determinado assunto. Frequentemente, estas pessoas criam conexões profundas com as outras ao prestar atenção, compreender, refletir e seguir agindo de forma calma e sem perder a compostura. Por conta da capacidade do introvertido de processar informações complexas, quem conversa com um deles muitas vezes descobre partes novas e mais profundas de si mesmo.

Os principais sinais de que você é introvertido
Introvertidos compõe cerca de 60% da população de pessoas especiais e 30% da população comum (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível