Problemas após a artroplastia total do joelho

Escrito por rebecca boardman | Traduzido por carlos lira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas após a artroplastia total do joelho
Artroplastia do joelho (Courtesy of Rebecca Boardman)

Artroplastia do joelho ou substituição total do joelho é uma cirurgia significativa que exige grande quantidade de tempo de recuperação. A taxa de sucesso desse procedimento é alta, a maioria dos pacientes tem um excelente resultado e está muito satisfeita. No entanto, pode haver alguns riscos associados a essa cirurgia. Este artigo irá discutir alguns dos problemas mais comuns que estão ligados com a artroplastia de joelho, e vai dar alguns conselhos sobre o que fazer se você encontrá-los.

Outras pessoas estão lendo

Infecção

O problema mais óbvio, o mais preocupante e o pior que pode ocorrer com a substituição do joelho é a infecção. Sempre que o osso é cortado e substituído por material não natural, a área vira um atrativo para bactérias e infecções. Mesmo que sejam feitos enormes esforços para evitar a infecção, ela pode acontecer em casos raros. Sinais de infecção incluem calor na articulação; uma incisão vermelha e purulenta, da qual vaza um líquido sem cor (amarelo é um líquido normal, muco espesso verde não é); sensibilidade na articulação juntamente com inchaço; e febre. Se ocorrerem estes sintomas, é essencial entrar em contato com seu médico o mais rapidamente possível. Uma infecção no joelho substituído não é brincadeira e pode custar a sua vida.

Inchaço e hematomas

Embora isso possa parecer óbvio, os pacientes que se submetem à cirurgia de substituição do joelho ficam surpresos com hematomas e inchaços que se estendem a partir da parte de cima da coxa até a parte inferior do pé, os quais podem durar semanas. Cirurgia de substituição do joelho é muito violenta fisicamente. Martelos, serras, parafusos, pinos e força são usados para arrancar, cortar, socar, remover e substituir ossos e tendões. Os tecidos moles em torno da rótula e os ossos da perna receberão o peso deste ataque, e reagirão de acordo com a intensidade dele. Embora cada cirurgião faça o seu melhor para minimizar os danos ao tecido circundante, hematomas surgirão. Esteja preparado para isso.

Reabilitação

Isto pode parecer um problema estranho, mas, para muitos, a reabilitação pode ser muito intimidante. A necessidade de flexionar, mover e manipular a carne ainda em processo de cicatrização, com dor excruciante permanente durante o processo, pode ser insuportável para alguns pacientes. Uma visita a uma clínica de fisioterapia, onde outros pacientes de substituição do joelho estão se tratando, pode dar uma impressão terrível. A visão de outra pessoa se contorcendo de dor enquanto um fisioterapeuta manipula sua ferida ainda recente pode ser assustadora. Mas é importante perceber que esta é a parte mais importante da recuperação. Sem a ajuda de um fisioterapeuta, suas esperanças de uma vida normal após a cirurgia são muito limitadas.

Dormência

Outro problema frequentemente encontrado com a cirurgia de substituição total do joelho é a perda de sensibilidade de uma parte significativa da parte inferior da perna. Isto pode ser permanente. Durante a cirurgia, o nervo principal pode ser cortado para fornecer o espaço de trabalho para o cirurgião. Não há garantias de que a sensibilidade volte com o tempo. Quando os nervos não estão respondendo como deveriam, uma parte da perna vai se sentir "anestesiada" e o toque nessa área muitas vezes torna-se desagradável. Conforme o nervo começa a cicatrizar, o paciente às vezes pode sentir coceira, formigamento, queimação e outras sensações ruins. Há pouco o que pode ser feito a não ser entender que essas coceiras são temporárias. Se elas persistirem, consulte o seu cirurgião.

Falha na articulação

Em casos muito, muito raros, a articulação do joelho substituído falhará. Os sintomas, como você pode imaginar, são bastante óbvios. A razão mais comum para uma substituição do joelho não ser bem-sucedida é a infecção na articulação. Mas outras ocorrências menos comuns também podem levar ao fracasso da cirurgia. Trauma ou fratura óssea, ou materiais protéticos com defeito, podem causar o fracasso de uma substituição do joelho. Em todos estes casos, o paciente não será capaz de levar uma vida normal e a intervenção médica será necessária.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível