Problemas com pixels do monitor

Escrito por elizabeth falwell | Traduzido por bráulio borges barreiros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas com pixels do monitor
Imagens pixelizadas são um dos muitos problemas relacionados a pixels nos monitores de computador (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Os monitores de computador usam centenas de milhares de minúsculos pixels para gerar as imagens que você vê na tela. O número de pixels que um monitor possui é determinado pela resolução da tela: por exemplo, um monitor com uma resolução de 800 por 600 tem um total de 480.000 de pixels. Eles estão vulneráveis a uma grande variedade de problemas, incluindo pixels mortos ou presos, subpixels defeituosos e pixelização.

Outras pessoas estão lendo

Como os pixels funcionam

A maioria dos monitores de computador no mercado - sejam eles separados, de tela plana ou de laptop - usam tecnologia LCD. Abreviatura de liquid cristal display (display de cristal líquido, em português), os LCDs funcionam com pequenos cristais líquidos para gerar imagens. Quando uma corrente elétrica passa pelo cristal líquido, ela faz com que as pequenas moléculas se orientem em uma certa posição; esta orientação determina a cor que você vê na tela de seu computador.

Pixels mortos

Pixels mortos estão entre os problemas mais comuns relacionados a estas minúsculas fotos em uma tela de LCD, incluindo monitores de computador. Um pixel morto aparece preto na sua tela. Chama-se morto, pois ele não funciona mais e pode ter sido vítima de um transistor queimado - que evita que o cristal líquido fique exposto à corrente elétrica excessiva - ou o cristal líquido mesmo pode ter sido danificado a tal ponto que não funciona mais. Os pixels mortos não podem ser consertados; em vez disso, a tela tem de ser substituída para resolver este problema.

Pixels presos

Um problema parecido com o anterior, os pixels presos podem ocorrer com qualquer cor, inclusive o preto. Um pixel preso está literalmente preso em uma posição, mesmo quando a corrente elétrica que passa sobre ele muda. Isto acontece quando a tela do computador fica por muito tempo sem o uso de uma proteção de tela, fazendo com que a imagem exibida queime o pixel. Um programa de teste de pixels pode expô-los a longas correntes elétricas, forçando-os a sair de suas posições presas. Pressione delicadamente com um pano macio onde o pixel está localizado.

Subpixels defeituosos

Cada pixel no monitor de seu computador constitui-se de três subpixels especiais. Os subpixels são azuis, vermelhos e verdes. Quando eles se sobrepõem ou se combinam, são responsáveis por gerar todas as cores únicas que aparecem na tela. Quando todas as três cores combinam em força total, o resultado é um pixel branco; quando as três cores estão completamente ausentes, elas geram um pixel preto - o qual pode ser confundido com um pixel morto. Se um subpixel está defeituoso, ele pode fazer o pixel do qual ele faz parte aparecer sempre com a mesma cor, inclusive preta ou branca. Assim como com os pixels presos, os subpixels defeituosos podem ser consertados usando um programa de teste ou pressionando-os delicadamente.

Pixelização

Todos os monitores - LCD e plasma, computador e televisão - usam uma taxa de atualização para determinar com que frequência eles recebem e processam novos dados. Muitos monitores de TV e computador têm uma taxa de atualização de 60 Hz. Isto quer dizer que eles processam 60 quadros por segundo. Se a CPU que está fornecendo energia para o sistema do computador ou o seu monitor estiverem velhos, eles podem não funcionar em sincronia. Quando isto acontece, o resultado na tela é a pixelização (surgimento de quadrados monocromáticos). Não há conserto rápido para este problema; você normalmente tem que renovar o seu equipamento para resolvê-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível