Mais
×

Problemas respiratórios em porquinhos-da-índia

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os porquinhos-da-índia são animais muito dóceis e tanto os donos jovens quanto os adultos apreciam o seu comportamento peculiar e companheirismo. Também conhecidos como preás, esses pequenos animais geralmente vivem entre cinco e sete anos. No entanto, como todos os mamíferos, eles são suscetíveis a certas doenças e condições que podem afetar a qualidade de vida. Um porquinho-da-índia que apresenta qualquer tipo de problema de respiração deve ser levado a um veterinário imediatamente para tentar tratar a doença antes que se torne fatal.

Um porquinho-da-índia com infecção respiratória fica extremamente apático e para de comer (Meerschweinchen image by Gregor Czernilofsky from Fotolia.com)

Identificação

Um veterinário será capaz de diagnosticar os sintomas respiratórios anormais no porquinho-da-índia ouvindo as batidas do coração com um estetoscópio e fazendo mais testes, como raios-X e exames de sangue. No entanto, o dono também pode atentar-se aos sintomas específicos em casa. Vários fatores claros -- como respiração laboriosa, arquejante, ofegante, soando rouca, com som aguado, estalido ou com ruído similar ao de uma coruja -- apontam para dificuldade respiratória, de acordo com a Cavy Information International.

Tipos

Os porquinhos-da-índia que apresentam sinais de problemas respiratórios, perda de apetite, letargia e corrimento do nariz ou olhos podem estar sofrendo uma pneumonia ou uma infecção respiratória superior. Se apresentarem dificuldade de respiração e um tom azulado nos lábios ou nariz, eles podem estar sofrendo de uma doença cardíaca, como a insuficiência cardíaca congestiva.

Considerações

Embora a genética possa ser responsável pelos distúrbios respiratórios que afetam esses pequenos animais, os donos podem tomar certas precauções para tentar evitar irritações na traqueia e passagens de ar. Recomenda-se, por exemplo, que a gaiola seja forrada com algum tipo de produto de papel reciclado ao invés de pinho, que tende a fazer poeira e pode causar problemas respiratórios, dores nos narizes e até mesmo danos ao fígado, de acordo com o site "eRodent".

Opinião de um especialista

De acordo com o site "GuineaLynx", um porquinho-da-índia doente pode se deteriorar rapidamente e, geralmente, eles não se recuperam sem a intervenção humana. Uma vez que esses animais costumam ser presas, eles tendem a esconder os sintomas de fraqueza por um longo tempo, assim, quando os sintomas são evidentes, é sinal de que já estão muito avançados. O pronto atendimento de um veterinário experiente pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Prevenção / Solução

Assim como nos seres humanos, o excesso de peso nos porquinhos-da-índia pode causar dificuldade de respiração e de mobilidade. Uma dieta adequada consistente de uma quantidade diária medida de ração, feno, capim e vegetais frescos como cenouras e folhas de alface ajudará a evitar a obesidade. Limpezas diárias nas áreas úmidas do habitat do animal livrarão a gaiola de um espaço molhado e inadequado, que pode causar pneumonia.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article