Procedimentos operacionais padrões para garçons

Escrito por sherry mitchell | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Procedimentos operacionais padrões para garçons
Garçons frequentemente trabalham em ambientes dinâmicos e barulhentos (Image by Flickr.com, courtesy of Vox Efx)

Se você se diverte conversando com as pessoas, tem a habilidade de trabalhar com grandes multidões e música alta, um emprego de garçom pode ser o que você procura. A maioria dos garçons são treinados durante a função, embora algumas regiões ofereçam aulas. Contando com as gorjetas, os garçons geralmente vivem bem e lidam com uma grande variedade de pessoas interessantes durante o serviço.

Outras pessoas estão lendo

Sobre os garçons

Na profissão de garçom, geralmente se trabalha em um bar ou restaurante grande com um bar interno. Os garçons servem cerveja, vinhos e coquetéis aos clientes e, além disso, também preparam bebidas para os outros funcionários. Por causa do grande número de coquetéis existentes, é necessário aprender várias receitas e deve-se ser capaz de misturar os ingredientes com precisão. Nessa profissão também será exigido o recolhimento do pagamento pelas bebidas.

Deveres

De acordo com o site hospitalityguild.com, os garçons devem seguir rigorosamente as orientações operacionais ao servirem álcool. É responsabilidade do garçom verificar a identificação de todos consumidores que pedirem qualquer tipo de bebida alcoólica. No Brasil, é ilegal servir bebidas desse tipo para qualquer pessoa menor de 18 anos e, nos estabelecimentos em que também são vendidos produtos relacionados com o tabaco, também é responsabilidade do garçom verificar a identidade dos compradores. Igualmente importante é o dever que esses funcionários têm de observar os clientes que consomem álcool, devendo avaliar quando a pessoa está embriagada, pois é exigido, por lei, que esses indivíduos não sejam mais servidos.

Responsabilidades adicionais

Em muitos casos, restaurantes e bares maiores podem empregar assistentes para auxiliar os garçons com o trabalho adicional necessário para administrar um estabelecimento. Em negócios menores, no entanto, o garçom geralmente trabalha sozinho e assume uma responsabilidade grande, que pode incluir lavar copos, pratos e utensílios de cozinha, encomendar suprimentos, fazer inventários e trabalhar com fornecedores.

Encerramento

Como garçom, deve-se estar preparado para trabalhar por longos períodos e, frequentemente, em horários pouco convencionais, incluindo finais de semana e feriados. Muitos bares são mais movimentados durante a noite e alguns turnos podem se estender até às 3 horas da manhã ou mais. Os garçons que trabalham nesses turnos geralmente são os responsáveis pelo fechamento do bar, e essa responsabilidade pode incluir limpar o bar e outras áreas, reabastecer o estoque para o próximo turno, fechar o caixa e preparar o depósito noturno.

Requerimentos

Homens e mulheres podem trabalhar nessa área, mas é uma função que exige força. Muitas vezes é necessário levantar caixas pesadas de licores e outros suprimentos, assim como grandes barris de cerveja. Como garçom, é necessário ficar em pé por longos períodos e, além disso, a maioria dos bares pode ser relativamente barulhenta e o trabalho, dinâmico. Por causa disso, os garçons devem ser focados e saber trabalhar sob pressão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível