Mais
×

Produtos aplicados em gramados para eliminar larvas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As larvas representam o estágio jovem de vários tipos de besouros e estão entre as pestes de jardim mais devastadoras. Embora os besouros adultos possuam características físicas diferentes, os jovens são semelhantes quanto ao formato do corpo, em V e com uma coloração branca suja. Ambos apresentam uma mesma tendência de infestar e se alimentar de raízes de grama. A grama afetada começa a amarelar, ralear e morrer em determinadas áreas, sendo que o gramado fica com textura suave e esponjosa. À medida que o problema avança, essas áreas aumentam em tamanho. A grama severamente afetada se solta facilmente quando puxada. Vários pesticidas são recomendados para a eliminação de larvas em gramados.

Vários pesticidas são recomendados para a eliminação de larvas em gramados (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Inseticidas curativos

Os pesticidas curativos são eficientes em gramados infestados por larvas. Use produtos que contenham triclorfon em gramados onde as larvas estejam se alimentando e provocando estragos. Esse produto é mais efetivo quando as pestes estão em seu segundo ou terceiro estágio de desenvolvimento. Reaplique o pesticida para obter melhores resultados, uma vez que ele apresenta efeito residual limitado no solo.

Os pesticidas curativos são eficientes em gramados infestados por larvas (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Inseticidas preventivos

Inseticidas preventivos são usados antes da infestação e são mais recomendados para gramados onde as larvas aparecem regularmente. Esses inseticidas possuem atividade residual extensa no solo e incluem produtos contendo tiametoxame, imidacloprid, halofenozide ou clorantraniliprole. A época de aplicação recomendada é um mês antes da eclosão dos ovos e até o estágio bem jovem desses insetos.

Inseticidas preventivos são usados antes da infestação (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Produtos biológicos

A introdução de predadores naturais das larvas em gramados infestados promove o controle biológico dessas pestes. Eles também são efetivos contra formigas, besouros de solo e parasitoides das espécies Tiphia ou Scollids. As larvas de vespas parasitas também se alimentam de larvas. Preparados de nematoides parasitas de insetos com as espécies Steinernema e Heterohabditis podem ser encontrados comercialmente e são muito eficientes quando associados ao inseticida imidacloprid.

A introdução de predadores naturais das larvas em gramados infestados promove a controle biológico dessas pestes (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

Recomendações de uso

A preparação de gramados antes da aplicação de produtos para o controle de larvas ajuda a garantir bons resultados. Se o gramado apresenta uma camada de 15 mm de cobertura de palha, retire-a e rastele a grama para remover resíduos. Faça um corte baixo do gramado para permitir uma melhor penetração do produto e limpe o local. Irrigue as áreas tratadas com 5 mm a 15 mm de água para que o inseticida chegue até as raízes. A água faz as larvas aflorarem e aumenta seu contato com o inseticida.

A preparação de gramados antes da aplicação de produtos para o controle de larvas ajuda a garantir bons resultados (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article