Como os professores podem abordar o choque cultural na sala de aula

Escrito por patricia smith michaels | Traduzido por vitor tavares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como os professores podem abordar o choque cultural na sala de aula
A diminuição do choque cultural para os alunos em sala de aula é feita com a diversidade de formação (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Hoje em dia, as diferenças de cultura em sala de aula são uma questão que os professores devem estar preparados para trabalhar. Muitos estudantes que vêm de culturas diferentes podem experimentar o "choque cultural" ao tentar se adaptar à vida escolar nos Estados Unidos. Os professores devem ter conhecimento e serem capazes de promover um ambiente de aprendizagem para que todos os alunos possam se sentir confortáveis. Diversidade e formação cultural de professores são requisitos para que o profissional aprenda a lidar com a variedade de culturas presentes em uma sala de aula. É essencial aplicar exercícios que possam ser integrados em sala de aula para que as crianças se envolvam e aproveitem.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Use várias cores para representar a cor da pele em obras de arte. Quando as crianças estiverem colorindo, ofereça a elas inúmeras cores como marrom, rosa e amarelo para a cor dos rostos. Use diferentes tons de papel para mostrar os tons de pele. Explique às crianças que existem muitos tons de pele diferentes ao redor de todo o mundo.

  2. 2

    Ilustre texturas de cabelo e estilos diferentes, juntamente com vários tons de pele. Use fios, cordas e bolas de algodão colorido para ilustrar essas diferenças. Faça rostos de papel e deixe as crianças colarem cordas, fios e bolas de algodão para fazerem rostos de seus familiares e amigos. Este exercício ensina as crianças sobre as muitas diferenças nas pessoas.

  3. 3

    Ensine as crianças a cantarem músicas de outros países. Elas podem aprender a cantar músicas foneticamente sem saber o que as palavras significam. Quando as crianças estiverem ​​cantando bem as canções, ensine as o que as músicas significam e relacione as músicas a algo familiar. Por exemplo, ensine as a cantarem a música em espanhol "Cascabel, Cascabel" (Jingle Bells), relacionando a versão em espanhol com a versão que elas já conhecem. Você também pode fazer com que as crianças usem sinos e batam palmas nos refrãos.

  4. 4

    Convide pessoas de outros países para a sala de aula para visitar as crianças. Peça para que os convidados utilizem roupas tradicionais, joias e chapéus de seus países. Quando as crianças ficarem curiosas, explique a roupa e o que isso significa. Permita que os pais leiam histórias ou se envolvam em uma atividade relacionada ao determinado país com as crianças. Por exemplo, o pai pode preparar uma refeição, como um Mando Lassi (bebida de iogurte indiana), enrolar um turbante ou vestir-se com um traje tradicional na frente das crianças.

  5. 5

    Permita que as crianças tragam itens culturais de seus antepassados. Designe um dia especial para que as crianças possam trazer itens do patrimônio de suas famílias. Este exercício promove o orgulho nas crianças ao ensinar aos outros sobre sua família, e ao mesmo tempo aprendem sobre culturas de outras. crianças.

  6. 6

    Comemore feriados diferentes ao redor do mundo em sala de aula. Ensine as crianças como as celebrações do feriado são semelhantes e como elas são diferentes. Explique às crianças como alguns países comemoram o feriado, enquanto outros não o fazem. Deixe que as crianças façam lembranças de feriados e artefatos para as comemorações. Leia histórias sobre os feriados. Por exemplo, o Natal, Hanucá, Ano Novo Chinês, Kwanzaa e Dia de São Patrício são todas grandes lições culturais para as crianças aprenderem. Peça aos pais que conversem com seus filhos sobre como os feriados são celebrados em sua casa. Crianças cujas famílias não comemoram feriados diferentes não vão ficar chocadas ou se sentirem desconfortáveis, uma vez que aprenderam nas escolas. Na verdade, as crianças podem ensinar suas famílias sobre os feriados que estas não celebram.

  7. 7

    Leia livros e trabalhe peças de teatro que ensinem as crianças sobre o viés cultural através da linguagem e do comportamento. Livros sobre este assunto estão disponíveis para qualquer faixa etária e demonstram muito claramente que julgar alguém por causa de sua aparência ou de onde a pessoa se origina é errado. Introduza às crianças mais jovens bonecas e materiais que mostrem as diferenças culturais, raciais e de classe. Por exemplo, para exemplificar as diferenças culturais, mostre e discuta sobre uma boneca com roupas nativo-americanas comparando com uma boneca em um vestido de concurso, como a Barbie.

  8. 8

    Ensine as crianças diferentes línguas na sala de aula, como o francês, o japonês e o espanhol, além do Inglês. Ensine as crianças palavras de cumprimentos, cores, os membros da família, comida, tempo e os feriados. À medida que as crianças aprendem e praticam diferentes linguagens na sala de aula, tornam-se mais conscientes de que existem outras linguagens e formas de expressão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível