Prognóstico para câncer de próstata recorrente

Escrito por ann louise truschel | Traduzido por vanessa santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Prognóstico para câncer de próstata recorrente
O câncer de próstata pode ser tratado com terapias hormonais aumentando seu tempo de sobrevida (cells 5 image by chrisharvey from Fotolia.com)

O câncer de próstata de hormônio refratário (HRPC) é um diagnóstico complicado a se dar aos homens e seus familiares. O HPRC é caracterizado por um aumento contínuo dos níveis de antígenos específicos de próstata (PSA) mesmo com o uso de agentes bloqueadores hormonais. Como opções ideais a cada estilo de vida, uma série de estratégias de tratamento e novos ensaios clínicos, associados a terapias alternativas, tornaram possível um maior tempo de sobrevivência, preservando a qualidade de vida. Embora o HPRC não tenha cura, você pode lutar contra a doença se estiver determinado a enfrentar o tratamento.

Outras pessoas estão lendo

Verifique seu diagnóstico

Aprenda as terminologias médicas, e entenda o que quer dizer os resultados de seus exames. Um diagnóstico de HPRC significa que a terapia hormonal não conseguiu reduzir seus níveis de testosterona para abaixo de 20 nanogramas/mL. Verifique se seus exames de sangue eram regulares durante a terapia hormonal e se eles mostraram se ela reduziu seus níveis de testosterona suficientemente.

Saiba quais são suas opções

Selecione uma equipe médica especializada em ajudá-lo a gerenciar seus próprios cuidados, incluindo um oncologista, um médico de família, psicoterapeuta, nutricionista, imunologista, um médico alternativo e talvez outros especialistas, como um cardiologista. Saiba quais outros tratamentos estão disponíveis, mesmo quando as terapias de bloqueio hormonal tenham falhado. Interaja com sua equipe médica para determinar qual desses tratamentos pode ser mais benéfico a você. Envolva sua família durante o processo de decisão.

Preserve sua saúde

Exercícios regulares são benéficos aos pacientes com câncer de próstata. Converse com um nutricionista, e coma uma dieta balanceada, tomando suplementos se necessário. Tome suas medicações regularmente e no horário. Durma bem. Visite seu médico e solicite um tratamento ao primeiro sinal de outros problemas de saúde. Atualize regularmente sua equipe médica sobre seu estado de saúde.

Acompanhe sua doença metastática

O câncer de próstata tipicamente sofre metástase, se espalhando nos ossos, porém você também pode ter tumores em tecidos moles que se formam em músculos, linfonodos, cartilagem, nervos ou vasos sanguíneos. Seu médico irá provavelmente agendar repetidos exames do osso, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e/ou uma tomografia por emissão de positrões para confirmar a presença de tumores. Qualquer dor ou sangramento podem ser uma indicação de sua existência em um tecido mole.

Escolha suas terapias

Após as terapias hormonais de primeira-linha terem falhado, tratamentos opcionais geralmente começam com terapias hormonais de segunda-linha, que podem ser administradas em sequência para o máximo benefício. As vezes, a quimioterapia é feita ao mesmo tempo, ou se inicia após a terapia hormonal, podendo também ser seguida de outros tipos de tratamento. Você pode também recebê-los com radiação. Sua equipe médica pode recomendar a você que entre em um ensaio clínico de HPRC.

Prognóstico

De acordo com um artigo publicado em abril de 2004 na revista The Journal of Urology (Sobrevida de pacientes com câncer de próstata de hormônio refratário na era dos antígenos específicos de próstata), a média de sobrevivência após constatado o diagnóstico de HPRC e sem metástase óssea era de 68 meses. Já os homens com metástase óssea sobreviviam uma média de 40 meses após a confirmação do diagnóstico da doença.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível