Mais
×

Um projeto de ciências com tampa para o efeito estufa

Atualizado em 21 julho, 2017

Experimentos com o efeito estufa são os projetos de ciências mais relevantes que os alunos podem conduzir, devido à quantidade de novidades relacionadas a ele na mídia. Os gases de estufa, como dióxido de carbono, sobem para a atmosfera e retêm o calor ao redor da Terra, causando elevação da temperatura. Diferentes tampas de recipientes podem imitar quantidades de gases que existem e mudarão a temperatura. Com o ajuste adequado, os alunos podem ter sucesso ao aprenderem sobre o efeito estufa.

Experimentos sobre o efeito estufa podem ensinar os alunos sobre vários aspectos de química e física (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Folha de plástico transparente

Folhas de plástico transparente podem ser encontradas em várias espessuras, mas, para o experimento de efeito estufa, elas devem ser bem finas. Em um recipiente grande o suficiente para manter um termômetro, fixe a folha transparente com fita adesiva. Certifique-se que não haja vazamentos que deixarão o calor escapar. Pelo fato do plástico ser transparente, ele permitirá a entrada dos raios UV, que causam aumento da temperatura. No entanto, ele pode não reter o calor por ser muito fino.

Vidro

Folhas de vidro finas ou grossas podem ser usadas. Apesar de não ser um bom material isolante, o vidro deixará entrar a luz UV, que causa aumento da temperatura. Isso significa que muito do calor que entrar no recipiente poderá escapar. O vidro é uma ótima maneira de imitar pequenas quantidades de gases na atmosfera, porque ele deixará uma boa quantidade de calor escapar.

Papelão

O papelão é um isolante muito bom que reterá grande quantidade de calor. Ele pode imitar uma atmosfera com muitos gases presentes, os quais mantêm o calor e aquecem a Terra. Papelões escuros aquecem mais rápido do que os claros e podem imitar uma quantidade ainda maior de gases. Um recipiente com as laterais transparentes, como um aquário, é ótimo ao usar cobertura de papelão.

Tiras de tapete

Tapete é um isolante excelente e tem a capacidade de imitar grande quantidade de gases de estufa. Firme o tapete em cima do recipiente com a extremidade macia virada para baixo. Podem ser usados diferentes tipos de tapetes de diferentes espessuras para imitar vários níveis de gases. Use um recipiente com as laterais de plástico ou vidro transparentes para que os raios UV possam entrar e esquentá-lo. Embora os gases do efeito estufa segurem o calor, eles ainda permitem que os raios UV entrem na Terra. Os tapetes bloquearão esse raios e você deve garantir sua entrada através das laterais.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article