×
Loading ...

Projeto escolar sobre o habitat de um pinguim

Atualizado em 17 abril, 2017

Estudos sobre pinguins normalmente incluem o seu habitat. Os alunos frequentemente têm que projetar e construir uma réplica de uma das variedades do habitat de um pinguim. Esses projetos costumam incluir o próprio habitat, junto com folhetos que descrevem os aspectos principais da vida do animal e do ambiente que o cerca.

Algumas espécies de pinguins vivem em climas extremos (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Diorama de caixa de sapato

Uma das formas mais comuns para crianças confeccionarem o habitat de um pinguim é através de um diorama. Use caixas de sapato ou de pizza como base. Decore a parte interna da caixa para representar o meio ambiente antártico, que é o lar da maioria dos pinguins. Use tintas ou canetinhas para pintar a água no "chão" da caixa e icebergs ou camadas de gelo ao fundo. Amasse bolinhas de papel ou de algodão para fazer a superfície de gelo. Adicione no topo do gelo algumas imagens pequenas de pinguins feitas de papelão ou compradas em lojas de brinquedo.

Loading...

Habitats em caixas de plástico

Caixas de plástico de tamanho igual ou maior do que caixas de sapato podem servir para conter e transportar projetos de habitat de pinguins. Apoie a caixa em um dos lados maiores. Cole cartolina azul (com cola ou fita adesiva), feltro ou EVA na parte interna para representar a água. Corte montanhas e icebergs de EVA branco ou papel; cole-os na parte interna da caixa para fazer parte do horizonte. Papel de seda branco ou papel de presente podem ser amassados e colados no piso da maquete para representar blocos de gelo. Compre pinguins de brinquedo pequenos ou faça sua própria versão de papelão para colocar nos blocos de gelo.

Pôsteres de habitat

Fazer pôsteres sobre os habitats dos pinguins dá aos alunos a oportunidade de desenhar o ambiente e escrever fatos relevantes sobre os animais e o local em que vivem. Peça para que eles desenhem o habitat no centro do pôster. Dê a eles uma lista de elementos necessários para o desenho. Use a área externa do desenho para escrever os fatos e legendas sobre a espécie escolhida e o ambiente.

Maquete de mesa

Coloque os alunos para trabalhar em grupos de três ou quatro pessoas para pesquisar e criar uma maquete de mesa realista sobre o habitat de um pinguim. Trabalhar em uma superfície maior oferece flexibilidade para usar uma ampla variedade de materiais naturais – por exemplo, os estudantes podem utilizar uma bacia rasa de água para representar o Oceano Atlântico. Construa blocos de gelo, montanhas ou outras massas de terra de isopor ou argila e prenda os objetos em uma camada fina de madeira ou base de papelão resistente na mesa. Use pequenos pedaços de grama e galhos para representar a flora natural encontrada no habitat de um pinguim. Complete o seu projeto com figuras realistas de argila das várias espécies de pinguim que você esteja estudando e adicione-as à maquete.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...