Projeto de feira da ciências sobre fontes de energia para a terceira série

Escrito por alissa pond mentzer | Traduzido por leticia vitória
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Projeto de feira da ciências sobre fontes de energia para a terceira série
Encoraje seu aluno de terceira série a manter seu projeto simples para que entenda bem o experimento (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

As aulas de ciências ganham mais destaque no currículo da terceira série. Os alunos desenvolvem uma compreensão do processo científico e começam a conduzir investigações um pouco mais complexas. A ciência física da terceira série geralmente contém uma unidade que cobre as fontes de energia. Feiras de ciências são uma oportunidade para os alunos aplicarem o que aprenderam sobre energia ao conduzir seus próprios experimentos e apresentando suas descobertas.

Fontes de energia

Os alunos de terceira série aprendem sobre fontes de energia renováveis e não renováveis. As renováveis incluem vento, sol, água, geotérmica e biomassa. Petróleo, carvão e gás natural são fontes de energia não renováveis. Os alunos também podem aprender sobre baterias, eletricidade e comida como fontes de energia que usam diariamente. A energia não pode ser criada ou destruída, mas transferida de uma forma para outra. Por exemplo, a energia térmica liberada do carvão queimando e a energia cinética liberada da água em movimento são usadas para dar energia a turbinas que geram eletricidade. A corrente elétrica libera energia térmica quando flui pelo circuito para dar energia a uma lâmpada.

Uso e eficiência de energia

Investigue a quantidade de eletricidade que sua casa usa e a eficácia das técnicas de poupar energia. As estratégias de economia de energia incluem apagar as luzes quando sai de um lugar, tirar aparelhos eletrônicos das tomadas quando não estão em uso, diminuir o termostato em temperaturas frias ou aumentar o termostato em temperaturas quentes e reduzir ou eliminar o uso de computadores e televisão. Calcule o uso de eletricidade de sua casa durante duas semanas lendo o medidor no começo e no fim do período. Teste uma estratégia de economia de eletricidade durante duas semanas e calcule a leitura do medidor no início e fim do período de teste. Para um projeto mais complexo, escolha uma segunda estratégia para testar por mais um período de duas semanas e então compare os resultados para descobrir qual estratégia resultou em menos uso de energia.

Energia térmica de lâmpadas

A corrente elétrica gera calor. As lâmpadas convertem a energia elétrica em térmica e liberam calor. Descubra quanto calor lâmpadas de diferentes voltagens liberam. Use quatro tipos de lâmpadas diferentes e coloque um termômetro na base de cada uma. Alternativamente, coloque um termômetro em uma mesa diretamente na frente de cada lâmpada. Escolha potências diferentes para cada lâmpada, incluindo uma que seja eficiente para energia, como lâmpadas fluorescentes ou LED, se possível. Registre a temperatura quando a luz estiver apagada, então ligue as lâmpadas e registre as temperaturas após intervalos de duas horas ou mais. Faça uma tabela com os resultados para determinar qual delas libera mais e menos calor.

Energia solar

Os alunos podem usar a energia solar para aquecer água ou cozinhar usando materiais refletores ou isolantes, dependendo do aparelho que construírem. A energia solar aquece um copo de água e cozinha um cachorro quente em um forno solar feito com uma caixa equipada com um painel refletor e forrada com papel alumínio. Um coletor de energia solar aquece a água em um recipiente isolado. Você pode fazer o seu próprio colocando água em um saco de lixo e colocando o saco em um painel de isolamento. Coloque um termômetro em cada amostra de água testada com qualquer um dos métodos. Experimente com diferentes materiais e técnicas de construção para descobrir qual o aparelho que aquece a água mais rápido ou com a temperatura mais alta. Outras variáveis ​​para testar incluem a cor do saco ou da caixa, a quantidade de água e de sol contra condições de nebulosidade.

O básico de uma feira de ciências

Um projeto de feira de ciências deve seguir o método científico para montar um experimento objetivo e repetível com pelo menos uma variável e um controle. Ao invés de reproduzir um experimento que você já aprendeu, tente pensar em uma pergunta original e faça um experimento para ajudá-lo a respondê-la. Colete e registre observações, descreva os resultados, faça conclusões sobre eles e compartilhe suas descobertas. Além disso, considere a quantidade de tempo e dinheiro necessárias para completar o projeto. Isso inclui gastos com materiais e o tempo necessário para conduzir o experimento e analisar seus resultados, construir os modelos, se necessário, e preparar a apresentação de seu projeto.

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