Mais
×

Projetos artesanais com latas de alumínio ou de cerveja

Atualizado em 17 abril, 2017

Use latas de refrigerante ou cerveja em vários projetos artesanais. Pode colocar-se fio nas presilhas das latas de modo que elas fiquem ligadas em corrente. Necessita-se de alicates e tesouras resistentes para cortar e moldar as latas, embora as tesouras para cortar lata façam o trabalho mais facilmente. Outro material útil para esse projeto inclui fita crepe, régua, lápis e palha de aço para alisar as arestas cortadas. Essas arestas podem estar aguçadas, por isso deve-se manusear as latas com cuidado.

Você pode usar as latas de refrigerante e as presilhas para fazer vários projetos (ring pull image by jimcox40 from Fotolia.com)

Pingentes falsos em esmalte

Você pode fazer pingentes com pedaços de uma lata de refrigerante ou cerveja, massa de modelagem e tinta. Os resultados parecem-se com jóias esmaltadas. A secagem da massa faz-se bem ao ar livre. Escolha uma lata com um desenho bonito e colorido, depois corte alguns pedaços usando tesoura normal ou tesoura para cortar lata. Estenda a massa até ela ficar com uma espessura de 0,5 cm. Corte-a em formas oblongadas e pressione os pedaços da lata em cima de cada forma. Deixe 0,5 cm de margem em volta dos pedaços e dobre a massa para que faça uma "moldura". Decore as molduras, esculpindo as arestas da lata com um palito ou espeto. Faça buracos na parte de cima das molduras e enfie fita ou fio bordado. Deixe a massa endurecer. Use a tinta acrílica para pintar as molduras.

Lanternas feitas de latas

Transforme latas em lanternas. Uma das técnicas passa por cortar a parte de cima da lata e fazer alguns buracos nas laterais. Encha a lata de água e depois coloque-a no congelador para virar uma massa sólida. O gelo irá manter a forma da lata enquanto você faz os buracos com um prego. Em alternativa, você pode fazer fendas em volta da lata, deixando unidas a parte de cima e a do fundo. Dobre para fora, com cuidado, as tiras de metal de modo a criar o formato de uma lanterna. Coloque uma vela dentro da lata.

Porta-lápis

Remova a parte de cima, lave e seque a lata de refrigerante ou cerveja. Estenda uma folha lisa de massa de argila colorida com a mesma altura da lata e 1,50 cm mais comprida que a circunferência da lata. Faça letras e formas de diferentes cores da massa e coloque-as em cima da folha lisa. Estenda de novo, alisando as letras e as formas que fez na massa. Enrole a massa decorada em volta da lata e virada para fora. Pressione as pontas sobrepostas em conjunto. Apare qualquer excesso na parte de cima e no fundo. Faça uma corda de massa fina e cubra a ponta da lata. Seque a massa conforme as instruções do fabricante.

Pulseira de presilha

Você precisará de argolas para esse projeto. Você pode fazer a sua pulseira enrolando arame em volta de um lápis pequeno e cortando-o ou então usando argolas pré-feitas. Use o alicate para abrir as argolas. Junte as presilhas em uma corrente colocando as argolas nos buracos das presilhas. Você pode juntá-las na vertical ou lado a lado usando duas argolas ao mesmo tempo. Como alternativa, você pode unir as presilhas com fita ou tiras de couro.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article