Projetos de artesanato de instrumentos musicais para o ensino primário

Escrito por megan burns | Traduzido por andre trapani possignolo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos de artesanato de instrumentos musicais para o ensino primário
Desafie os alunos tocar com os instrumentos caseiros (Fountain pen on music sheet image by Paul Hill from Fotolia.com)

Transforme a aula de música em uma experiência de aprendizado interativo e emocionante com ideias simples para instrumentos caseiros. Permita que os alunos passem um tempo fazendo os instrumentos e em seguida coloque-os em um mini-concerto para mostrar seu trabalho duro.

Outras pessoas estão lendo

Pau-de-chuva

O pau-de-chuva é um instrumento usado no Chile e no Peru, é tradicionalmente feito com tubos de cactos mortos preenchidos com pedrinhas ou feijões. Esse artesanato substituirá os tubos tradicionais de cactos por tubos de embrulhar papelão ou tubos de papel toalha. Para o preenchimento, utilize feijões secos, como lentilhas, massas secas como macarrão tipo cotovelo ou milho de pipoca. Use um pedaço quadrado de tecido ou papel para cobrir uma extremidade do pau-de-chuva, enrolando as arestas ao longo das laterais do tubo e utilizando um elástico para mantê-las no lugar. Corte uma peça de alumínio de cerca de 15 centímetros de largura e cerca de uma vez e meia o comprimento do tubo. Corte essa grande folha de papel alumínio em duas folhas longas em forma de serpentes achatadas e enrole cada uma para que se pareça com uma mola. Coloque as molas dentro do tubo e depois preencha-o até cerca de um décimo de sua capacidade com o enchimento de sua preferência. Use tecido ou papel para cobrir o outro lado do tubo como fez com o primeiro.Deixe que as crianças decorem seus tubos com adesivos, tintas, marcadores, etc. Mostre-lhes como balançar ou girar o pau-de-chuva para fazer sons.

Tamborim

Esse artesanato simples usa pratos de papel e sinos para fazer um som de tamborim. Grampeie dois pratos de papel juntos (os pratos devem estar de frente um para o outro) e use um furador para fazer buracos em volta da borda exterior. Use fita, barbante ou fio para prender os sinos em torno dos buracos. Qualquer tamanho de sino pode ser usado, mas certifique-se de que cada um esteja fortemente preso aos pedaços de barbante. Os alunos podem decorar os pratos de papel usando marcadores, adesivos ou glitter.

Violão

Os alunos podem experimentar diferentes tons e sons com esse violão simples. Deixe que as crianças decorem a parte de fora de uma caixa de sapatos usando tintas ou outros enfeites. Deixe a caixa secar e em seguida faça um furo de 10 centímetros fora da tampa. Estique seis faixas de borracha sobre a caixa para cobrir o buraco; essas irão funcionar como as cordas do violão. Para o braço, cole uma régua, vara ou um tubo de papelão vazio na parte de trás do violão usando cola ou fita. Instrua os alunos a testar diferentes sons dedilhando as faixas de borracha, apertando ou afrouxando-as para alcançar os tons desejados.

Maracas

Maracas são tradicionalmente encontradas em regiões tropicais como Porto Rico, Cuba e Colômbia. Essas maracas simples são feitas usando dois copos de papel, um pouco de cola quente e alguns feijões secos. Deixe que os alunos decorem a parte de fora dos copos usando tintas ou marcadores. Deixe secar antes de colocar um punhado de feijões secos em um dos copos. Usando uma pistola de cola quente, coloque uma camada de cola ao redor da borda do copo que contém os feijões. Alinhe cuidadosamente a borda do outro copo e cole-os. Depois que a cola estiver seca, os alunos podem finalizar a decoração dos copos usando glitter, fitas, pom-poms, etc.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível