Projetos de cartazes para feira de ciências do sétimo ano

Escrito por zora hughes | Traduzido por mariana nicolau
Projetos de cartazes para feira de ciências do sétimo ano
Os alunos competem pelo prêmio de melhor trabalho na feira de ciências (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

A feira de ciências do ensino fundamental é uma espécie de rito de passagem na maioria das escolas. Os alunos recebem o tema de pesquisa ou escolhem livremente com o que querem trabalhar, mas devem ser questões relacionadas com a ciência que devem ser respondidas usando o método científico. Os alunos do sétimo ano que participam da feira devem conseguir demonstrar e articular efetivamente sobre o que são seus projetos e como eles chegaram às conclusões que estejam apresentando. A parte mais difícil pode ser escolher um tema, porque as possibilidades são quase infinitas.

Projetos de ciências sobre a vida

Projetos de ciências sobre a vida lidam com organismos vivos, incluindo humanos, animais e plantas. Uma ideia de projeto para o sétimo ano envolve determinar por que e como a cafeína afeta nossos corpos. Deixe um aluno testar com colegas de classe pedindo que comam chocolate ou um gole de uma bebida que contenha cafeína, como refrigerante, e medindo os batimentos cardíacos antes de depois. Outro projeto de vida se relaciona aos animais e determina como sistemas biossonares de morcegos e golfinhos se diferem. Os alunos podem mostrar um gráfico de diferentes ondas sonoras e gravar os sons que morcegos e golfinhos fazem para se comunicar usando biossonar.

Projetos sobre a Terra

A ciência sobre a Terra estuda os elementos dela assim como os do espaço. Uma ideia de projeto para o sétimo ano é testar o que faz o gelo derreter mais rápido. Os alunos podem experimentar derreter cubos de gelo no Sol, com o calor e com sal, e observar como e por que cada um dos elementos derrete o gelo. Outro projeto envolve testar quais materiais se decompõem melhor em aterros. Os alunos podem observar como os diferentes tipos de sacolas plásticas enterradas no solo por alguns meses, procurando por sinais de decomposição. Esse projeto pode dar um entendimento do impacto que o lixo tem no meio ambiente e promover o uso de materiais biodegradáveis. Testar os melhores ambientes para o crescimento de plantas e determinar o que causa a chuva ácida também são excelentes ideias.

Projetos sobre física

A ciência física lida com matéria e energia sem vida, assim como propriedades físicas. Usando bolas de diferentes tamanhos os alunos podem derrubá-las ao mesmo tempo de várias distâncias para um projeto sobre a gravidade que testa se os objetos mais pesados caem mais rápido do que objetos leves. Frigideiras de materiais diferentes podem ser usadas para testar a diferença na condução de calor entre os metais. Copos de tamanhos distintos preenchidos com diferentes itens podem ser usados para demonstrar como o ar faz som. Para um projetos sobre como os aviões voam, os alunos podem construir uma miniatura de papel para demonstração ou podem fazer comparações entre o voo de um pássaro e de um avião.

Projetos sobre comida

Projetos para a feira de ciências sobre comida normalmente lidam com a química da comida e o que acontece à comida em diferentes ambientes. Uma ideia envolve determinar quais frutas estragam mais rápido e em quais condições. Outra opção observa quais frutas amadurecem longe do pé. Os alunos podem também fazer experimentos para determinar como os cristais de formam de açúcar para fazer um pirulito, como o leite azeda, ou como o leite e a bactéria formam o queijo. Sugira que testem como uma comida se torna outra demonstrando como as uvas ficam passas ou como os pepinos viram picles. Os alunos interessados em um projeto sobre comida podem criar seus próprios projetos procurando itens na geladeira e na despensa de casa para ver se encontram comidas das quais eles tenham dúvidas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível