Projetos de ciência sobre engenharia mecânica

Escrito por carrie perles Google | Traduzido por amanda nunes
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Projetos de ciência sobre engenharia mecânica
Existem elásticos em vários comprimentos e larguras (Rubber bands image by Towards Ithaca from Fotolia.com)

Ainda que muitos alunos já tenham aprendido física básica quando se formam no ensino médio, poucos fizeram experiências com a engenharia mecânica. Alguns projetos científicos podem dar aos alunos uma oportunidade de aprender mais sobre os conceitos básicos desse importante campo, como a energia potencial e cinética, fricção e máquinas simples. Depois de completar esses projetos os alunos podem se tornar mais interessados em perseguir uma carreira na engenharia mecânica.

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Esticando elásticos

A maioria das crianças já tentou atirar um elástico puxando-o para trás e soltando-o. Em um projeto você pode analisar a ciência por trás do que faz o elástico disparar para a frente. Pesquise a energia potencial (que está presente quando você estica um elástico) e a energia cinética (que está presente quando você solta o elástico). Depois, teste como o quanto que você estica o elástico ou o comprimento dele influenciam na distância que ele atinge. Certifique-se de mudar só uma variável (o comprimento do elástico ou o quanto você o estica) por vez.

Teste de fricção

Fricção é uma força que age se opondo ao movimento de um objeto. Para testar os efeitos da fricção coloque diferentes materiais em uma superfície inclinada, e role vários objetos. Através desse projeto você pode ver se uma superfície de veludo aumenta a fricção mais do que a superfície de uma lixa, ou se um bloco de madeira em movimento encontra mais fricção do que uma borracha. Você terá que fazer com que a ladeira seja íngreme o suficiente para que todos os objetos consigam rolar, mesmo com a fricção que eles encontram.

Inveções de máquinas simples

Existem seis tipos principais de máquinas simples: a alavanca, a polia, a de plano inclinado, a hélice, a cunha, e a roda e eixo. Muitas máquinas básicas usam mais do que uma dessas máquinas simples. Por exemplo, tesouras são uma combinação de uma roda e eixo com uma cunha. Depois de pesquisar cada uma dessas máquinas para entender como elas aumentam o trabalho em um objeto, invente um objeto que usa várias dessas máquinas para completar uma tarefa. Desenhe seus projetos em papel e então use materiais que você tenha disponíveis em casa para criar sua máquina.

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