Projetos de ciências sobre o efeito da chuva ácida na germinação de plantas

Escrito por shailynn krow Google | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos de ciências sobre o efeito da chuva ácida na germinação de plantas
Projetos de ciências sobre chuva ácida ensinam às crianças sobre o meio-ambiente (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A chuva ácida contém níveis mais altos de ácido sulfúrico e ácido nítrico que as chuvas comuns; portanto, ela pode causar danos extensivos a construções, organismos vivos e ao solo. Para entender como eliminar a chuva ácida, primeiro você deve entender seus efeitos no meio-ambiente, de acordo com o U.S. Environmental Protection Agency (EPA). Tente um projeto de ciências focado no efeito da chuva ácida sobre a germinação de plantas e o solo.

Outras pessoas estão lendo

Chuva ácida e o crescimento de plantas

As plantas dependem de uma quantidade específica de água fresca e de um equilíbrio de nutrientes no solo para crescerem e se reproduzirem. Um experimento sobre os efeitos da chuva ácida no crescimento de plantas pode mostrar o quanto essa chuva leva embora esses nutrientes essenciais e envenena a água, o que pode limitar o crescimento das plantas ou matá-las. Para esse experimento, você vai precisar de quatro frascos de pedreiro, água destilada, vinagre branco, copos de medição, colheres, uma planta de filodendro, uma planta de begônia e algo para escrever. Separe duas fatias de cada planta nos quatro frascos. Adicione água fresca a uma fatia de cada planta, e na outra, adicione uma mistura de soluções de vinagre semelhante à chuva ácida. Esse projeto leva duas semanas; durante esse tempo, meça o novo crescimento de raízes em cada planta para determinar os efeitos da chuva ácida no crescimento das plantas.

Amortecedores de solo

A chuva ácida também pode afetar a composição do solo, do qual as plantas dependem para obter nutrientes e germinarem. Alguns solos contêm substâncias tais como calcário, que pode amortecer os efeitos da chuva ácida. Para esse experimento, você vai precisar de um medidor de pH, disponível em kits de teste de pH em solos. Você também vai precisar de uma amostra de solo, água destilada, vinagre, copos de medida, filtros de café, colheres, um funil, copo descartável e algo para escrever. Misture o vinagre com água até o medidor de pH registrar quatro. Coloque um filtro de café no funil e o encha com a amostra de solo. Com o funil sobre um copo descartável, derrame a mistura de vinagre e água sobre o solo até o líquido se formar no copo embaixo. Use o kit de teste de pH para testar o pH do solo. Se for acima de quatro, o solo amorteceu o ácido.

pH do solo

O pH do solo afeta muito a habilidade de uma planta em germinar e crescer. Para conduzir esse experimento, você vai precisar de um kit de testes de pH para o solo, água destilada, amostras de solo, colheres de medida, ferramenta de escavação, sacos plásticos e algo para escrever. Colete as amostrar de solo em diferentes áreas, como numa parque, no seu quintal e à margem de um rio. Anote a quantidade de plantas vivas na área — especialmente aquelas que pareçam ainda estar crescendo ou que tenham novos brotos. Escave cinco cm no solo e remova duas xícaras de amostra de cada local. Coloque a amostra num saco plástico e limpe as ferramentas de escavação para prevenir a contaminação. Use o kit de pH para testar os níveis de pH do solo de cada área. Crie um gráfico demonstrando os níveis de pH e comparando a quantidade de crescimento das plantas em cada área.

Germinação de plantas e a chuva ácida

A taxa na qual as plantas crescem ou sua habilidade em germinar vai variar dependendo dos níveis de pH do solo, os quais a chuva ácida afeta. Os itens que você vai precisar para esse experimento incluem um pacote de sementes, invólucros de plástico, toalhas de papel, solução de pH equivalente à chuva ácida, um cilindro e cinco frascos de pedreiro. Coloque as sementes em contagens de 100 em linha reta em várias toalhas de papel úmidas, e as enrole. Envolva as toalhas de papel com invólucros de plástico, mas deixe metade da parte inferior exposta. Coloque as toalhas de papel na vertical em um recipiente plástico, mas as mantenha separadas. Adicione a solução de chuva ácida em diferentes quantidades a cada rolo. Por exemplo, 2 mL em um, 4 mL em outro e nenhum no último. Deixe cada rolo de toalha de papel descansar por duas semanas, para germinarem. Desenrole-as cuidadosamente e registre o número de sementes germinadas em cada uma, que terão raízes verdes expostas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível