Projetos de Powerpoint para alunos de ensino fundamental

Escrito por josalin mitchell | Traduzido por eduarda de carli
Projetos de Powerpoint para alunos de ensino fundamental

As apresentações em Powerpoint desenvolvem habilidades de comunicação em alunos

Image Source/Digital Vision/Getty Images

Projetos de Powerpoint para alunos do ensino fundamental não são apenas para as aulas de informática, e sim para qualquer aula. Esses projetos podem aumentar o conhecimento do material que estão aprendendo em sala de aula e também prepará-los para o ensino médio, faculdade e mercado de trabalho.

Outras pessoas estão lendo

Habilidades

Os alunos devem ser capazes de usar o formato de apresentação Powerpoint para demonstrar conhecimento de um assunto ou processo. Apresentações em Powerpoint desenvolvem habilidades de comunicação em alunos, já que falar em público é uma habilidade importante da vida que eles podem começar a desenvolver com esses projetos.

Ferramenta de ensino

Pense em apresentações de Powerpoint como uma oportunidade para complementar o aprendizado em sala de aula. Use-as para aumentar as habilidades de pesquisa on-line dos alunos, preparando-os assim para a educação superior e/ou emprego. Os estudantes devem usar fontes apropriadas para assegurar o seu sucesso.

Escrita e análise

Os alunos de ensino fundamental podem aprender habilidades de escrita e análise com projetos em sala de aula de apresentação em PowerPoint, que os obrigam a formular uma visão geral de um assunto, analisá-lo e apresentar informações descritivas, bem definidas e com autoridade para os seus colegas. As apresentações os ajudam a desenvolver habilidades de pensamento e de escrita, porque elas exigem que os alunos usem habilidades analíticas, de pensamento e escrita, particularmente devido ao formato da apresentação Powerpoint em si. Pense no projeto como uma redação. Peça aos alunos para fazerem um esboço inicial, com descrições de suas observações iniciais do tópico. Peça também para que eles façam uma lista de questões de pesquisa sobre o que eles acham que irá ajudá-los a chegar a algumas conclusões. O livro Writing Analytically indica que um componente importante de análise e escrita é a mudança na mente dos estudantes de pensar amplamente sobre um assunto para a compreensão das partes mais importantes dele, e como elas se encaixam como um todo (referência 1).

Opções

Pense cuidadosamente sobre opções de projeto, uma vez que o tema da apresentação deve prestar-se a um projeto de pesquisa e estar relacionado com o conteúdo da aula. As apresentações podem ser em grupos ou individuais, e podem ser usadas como ferramentas de reflexão ou de investigação.

Inferências e conclusões

Já que apresentações de Powerpoint exigem que os alunos do ensino fundamental adquiram conhecimento amplo sobre um assunto, analisem-no, condensem-no e o retransmitam para os outros alunos, elas são ferramentas importantes para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico. Considere atribuir temas que permitam que os alunos formem inferências ou expressem suas opiniões em relação a contra-argumentos. De acordo com a Writing Analytically, as inferências devem ser traduzidas em enunciados diretos em um tom confiante (referência 1).

Tópicos especiais: acontecimentos atuais

Fazer seus alunos preparar apresentações em Powerpoint sobre os acontecimentos atuais pode aumentar sua sensibilização para as questões sociais do momento, fundamentos históricos dos acontecimentos atuais e melhorar as habilidades de leitura e investigação. Uma variedade de formatos pode ser utilizada para familiarizar os alunos com a estrutura de uma apresentação. Os projetos poderão ser estruturados como informativos, descritivos, instrucionais ou orientados por uma tese.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media