Como promover a atividade física e a saúde na sala de aula

Escrito por sarah dewitt ince | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como promover a atividade física e a saúde na sala de aula
Faça da nutrição uma parte importante do seu plano de aula (healthy foods image by Steve Lovegrove from Fotolia.com)

Promover a atividade física e a saúde em sala de aula incentiva as crianças a adotar um estilo de vida saudável à medida que envelhecem. Atividades saudáveis ​​envolvem a prática de esportes, jogos ou simples caminhadas ao ar livre. Planos de aula específicos podem focar na importância do controle de peso, de comer legumes, dos nutrientes e da atividade física. Os professores podem promover a boa saúde incluindo exercícios e educação sobre a saúde em seus planos de aula diários. Faça metas antes do ano escolar e escolha as atividades com base nas necessidades das crianças.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escolha planos de aula que sejam apropriados à idade dos alunos. Anote quais são seus objetivos de ensino de saúde para as crianças. Você pode desenvolver um plano simples ou uma abordagem mais agressiva, dependendo das necessidades das crianças e das questões que você quiser abordar. Por exemplo, a obesidade infantil é um grande problema mundial, então você pode realmente querer focar neste assunto durante todo o ano. Os centros de controle de doenças dizem que "a obesidade infantil mais do que triplicou nos últimos 30 anos".

    Converse com as crianças sobre a importância de manter um peso saudável durante toda sua infância e incorporar caminhadas diárias ou atividades esportivas em sua rotina. Faça projetos de artesanato que inspirem kits para incentivar uma alimentação mais saudável. Você pode ajudá-las a desenhar sua própria pirâmide alimentar com marcadores em papel cartolina branco ou mostrar-lhes como decorar maçãs, tomates, uvas passas com palitos de dente.

  2. 2

    Ensine-as sobre a importância de lavar as mãos para manter a boa saúde. Lavar as mãos ajuda a matar vírus e germes que podem causar gripes e resfriados. Você também pode incorporar a esta uma lição eficaz sobre higiene.

  3. 3

    Ensine sobre diferentes grupos de alimentos, apresentando opções verdadeiramente frescas, que elas possam desfrutar. Agrupe tipos diferentes de alimentos em tigelas e explique a importância de cada tipo. Diga às crianças porque precisamos de frutas, legumes e proteínas. Legumes e frutas são ricos em vitaminas e minerais para ajudá-las a crescer. Você também pode dividir essa lição ao longo da semana. Por exemplo, compre uma bandeja de frutas e legumes para um dia e depois compre uma bandeja de carne no outro dia, juntamente com queijos e grãos.

    Como promover a atividade física e a saúde na sala de aula
    Pergunte aos pais se alguma das crianças em sua classe tem alergias alimentares antes de fazer esta atividade (Vegetables and Fruits image by Piter Pkruger from Fotolia.com)
  4. 4

    Incentive-as a fazer 10 polichinelos todas os dias antes do recreio. Essa atividade simples de saúde estimulará o bombeamento de sangue e lhes dará uma explosão de energia extra.

  5. 5

    Leve-as para uma caminhada ao redor do pátio da escola pelo menos uma vez por semana.

  6. 6

    Faça atividades esportivas com elas ao ar livre todos os dias. Escolha diferentes esportes para mantê-las interessadas​​. Muitas escolas possuem ginásios, quadras de basquete, campos de futebol e outras instalações para incentivar a atividade física.

Dicas & Advertências

  • Faça da saúde e da atividade física uma parte diária da vida das crianças apresentando-lhes pelo menos uma atividade ou aula sobre o tema diariamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível