Desde que se descobriu que a argila poderia ser moldada, modelada e depois assada até obter a consistência de uma pedra, a cerâmica tem sido um pilar em culturas de todo o mundo. Conforme os métodos e técnicas da cerâmica evoluíram ao longo dos anos, a arte floresceu em uma variedade imensa de materiais e acabamentos. A louça de barro foi um dos primeiros tipos de cerâmica e ela tem várias propriedades únicas.
Porosidade
Devido ao barro ser queimado em temperaturas muito mais baixas do que outros tipos de argila, os minerais em seu interior não cristalizam. É por isso que ele permite a passagem da umidade, principalmente sob a forma de uma infiltração muito lenta.
Opacidade
Apesar do barro ser poroso devido à sua baixa temperatura de queima, ele é sempre opaco. Ao contrário de algumas argilas mais refinadas e finas utilizadas para a cerâmica delicada, o barro é sempre escuro e sólido, isso significa que a luz não é capaz atravessá-lo.
A cor da argila
Diferentes argilas consistem de materiais diferentes. Esses componentes, muitas vezes, resultam em diversas cores. O barro, no entanto, mantém sempre a sua cor tradicional. A cor do barro é sempre vermelho-escuro com toques de marrom. O terracota é um exemplo típico de barro em sua forma mais básica.