Pros e contras sobre o uso de combustíveis fósseis

Escrito por michael hinckley | Traduzido por vanessa silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O debate sobre combustíveis alternativos gira em torno da utilização ou não de combustíveis fósseis. Para muitos, os combustíveis alternativos possuem uma falta de atrativos presentes nos combustíveis fósseis, incluindo energia, disponibilidade e custo. Compreender as vantagens e desvantagens no uso de combustíveis fósseis é um aspecto importante para tornar-se um participante informado neste debate.

Outras pessoas estão lendo

O que é um combustível fóssil?

Combustíveis fósseis são, simplesmente, os restos de plantas pré-históricas e animais que foram reduzidos a simples hidrocarbonetos na forma líquida ou sólida ao longo do tempo. Estes hidrocarbonetos são enormes depósitos de energia e tem sido a força motriz por trás das inovações mecânicas e tecnológicas do século XX. Dois dos combustíveis fósseis mais comuns são o óleo (petróleo) e carvão.

Vantagens do petróleo

Óleo (petróleo) é o segundo combustível fóssil mais usado. Ele é processado e transformado em gasolina (gasolina) que é usado para carros, aviões, navios e outras máquinas. O petróleo tem sido relativamente abundante ao longo do século XX e representou um meio de riqueza para não apenas os Estados Unidos, mas muitas outras nações também, incluindo a Arábia Saudita, a Venezuela e a Rússia. Por causa das sequências longas de átomos de hidrocarbonetos, o petróleo é uma forma altamente inflamável, mas estável, de combustível e permanece, até hoje, como a fonte mais comum de combustível para países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Através do aperfeiçoamento das técnicas para encontrar, extrair e refinar o petróleo ao longo dos últimos 10 anos, ele se tornou relativamente barato fazendo do desenvolvimento de países emergentes algo eficiente e economicamente viável. Por fim, a localização, extração, refino e venda de petróleo criou literalmente milhões de empregos em todo o mundo, de engenheiros e técnicos a trabalhadores do campo e pesquisadores.

Desvantagens do petróleo

Existem dois principais inconvenientes no petróleo tal qual fonte de combustível; ele é altamente poluente e é limitado. Queimar hidrocarboneto puro resulta na emissão de calor, água e dióxido de carbono (CO2). O CO2 é um gás de efeito estufa, ou seja, ele intercepta a radiação solar na atmosfera da terra e contribui para o aquecimento global. Além disso, já que óleo e gasolina não são hidrocarbonetos puros, mas incluem outros aditivos, os gases de escape de automóveis incluem carbono não queimado, monóxido de carbono (CO) e outros gases residuais que poluem o ar e causam problemas a saúde respiratória e outros problemas de saúde a seres vivos.

Além disso, óleo é limitado ao montante disponível. Os maiores campos existentes foram descobertos nas décadas de 30 e 50 e atingiram, ou estão se aproximando, da capacidade máxima. Isto significa duas coisas; primeiro, a maior reserva de óleo, presente nos campos da Arábia Saudita, Iraque, Rússia e o Golfo do México estão esgotando rapidamente conforme a demanda aumenta a cada dia. Em segundo lugar, quanto mais difíceis de adquirir e extrair as fontes de petróleo forem, menores serão os números de compradores, o que significa que a relação custo-benefício do óleo se desequilibrará rapidamente; nas próximas décadas, vai custar mais para extrair um barril de petróleo do que para vendê-lo, resultando em preços extremamente elevados da gasolina.

Vantagens do carvão

O carvão é uma das mais antigas fontes de energia exploradas pelo homem; Fabricantes de arma chinesa usavam carvão e fogo em seus fornos há milhares de anos atrás. Carvão continua a ser uma das formas mais abundantes e acessíveis de combustíveis fósseis do planeta. De acordo com estimativas atuais do Conselho americano de carvão, há uma estimativa média de 250 anos de vales de carvão não explorados restantes só nos Estados Unidos. Cinquenta por cento de todas as usinas elétricas nos Estados Unidos usam o carvão como sua fonte de combustível. Carvão é considerado um dos métodos de produção de eletricidade mais baratos e mais confiáveis.

Desvantagens do carvão

Existem várias desvantagens no uso do carvão. Primeiro, extrair carvão causou grandes danos ao meio ambiente sob a forma de poluição e deterioração de terras selvagens e danos à saúde dos mineiros que devem mergulhar em Minas cada vez mais profundas e perigosas para extrair o carvão. Segundo, o carvão é um hidrocarboneto impuro que libera gases sulfurosos e nitrogenados para a atmosfera onde se mistura com o vapor de água, formando a "chuva ácida", que é responsável pela contaminação de água potável e danos às plantas e animais nos Estados Unidos e no Canadá. Por fim, o carvão é um recurso limitado mesmo que haja 250 anos de exploração como alega o Conselho americano de carvão. Estes dados são baseadas unicamente no uso atual e não levam em conta a maior demanda ou outros fatores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível