O que é publicidade informativa?

Escrito por amy handlin | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é publicidade informativa?
A publicidade informativa é muito útil para esclarecer as pessoas sobre novos produtos (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

A publicidade é uma das ferramentas promocionais mais visíveis e generalizadas dos grandes marqueteiros. Ela também envolve a venda pessoal, relações públicas, marketing direto e promoção de vendas. Uma campanha publicitária em particular pode ser projetada para desempenhar outros papéis, mas a publicidade em geral é muito utilizada como uma ferramenta informativa.

Outras pessoas estão lendo

Publicidade informativa

No mercado altamente competitivo dos EUA, a maioria das categorias de produtos oferece uma grande variedade de escolhas. A publicidade informativa permite às empresas chamar a atenção dos consumidores para a marca e informá-los sobre as características e benefícios. A publicidade informativa geralmente é transmitida através de meios de comunicação, ela fornece aos marqueteiros uma forma custo-eficácia para explicar como o produto deles funciona, o que ele contém e onde pode ser comprado. Isso é muito importante quando o produto é novo ou tecnologicamente complexo.

Publicidade persuasiva

Muitas vezes, a campanha promocional de uma empresa também inclui uma publicidade persuasiva que vai além de fornecer informações. O papel dela é convencer os consumidores de que um produto é melhor do que o outro, quando envolve a satisfação das suas necessidades e oferece os benefícios específicos que procuram. Ela também pode ser usada para motivar uma compra de grande quantidade ou fazer com que o consumidor queira comprar algo imediatamente. Por exemplo, um anúncio de um novo restaurante poderia convencer as pessoas a comer naquele local antes de qualquer avaliação publicada na mídia.

Pós-venda

A publicidade pode ser útil mesmo depois de uma compra realizada. Ela se faz necessária porque muitas pessoas questionam suas decisões tomadas. Esse é o momento em que acontece um fenômeno psicológico chamado de "remorso do comprador" e é muito comum quando a pessoa compra produtos caros e que desejou muito antes de adquiri-los; por exemplo, carros e computadores. Quando certos consumidores veem anúncios agradáveis, eles são lembrados das razões para as suas escolhas e ficam convencidos de que elas estavam corretas. Do ponto de vista de um marqueteiro, a pós-venda também é útil para estimular a recompra e um buzz marketing positivo.

O efeito da publicidade sobre o preço

Os profissionais de marketing colocam o custo da publicidade nos preços de seus produtos e serviços. No entanto, em muitas categorias de bens como carros, roupas e móveis, a publicidade incentiva e facilita a concorrência de preços entre fabricantes e varejistas. Ao longo do tempo, a publicidade pode moderar os preços, ajudando os marqueteiros a evitarem gastos excessivos, construir fidelidade à marca e direcionar seus recursos para aqueles consumidores que são mais propensos a consumir o que está sendo ofertado. A publicidade também pode reduzir os custos de distribuição, orientando os compradores a consumirem produtos em determinadas lojas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível