Definição de organização comercial

Escrito por joshua wallace | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de organização comercial
O termo organização comercial é geral e se aplica a qualquer grupo cujo objetivo é gerar lucro (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O termo organização comercial é genérica e se aplica a qualquer grupo com um conjunto de habilidades, prioridades, estratégias, e recursos que se organizam para alcançar coletivamente o "alvo específico" que é gerar lucro. A primeira preocupação das organizações comerciais é gerar um lucro para o proprietário, acionistas, ou ambos, provendo produtos e serviços. Para entender corretamente o que uma organização comercial é, é preciso estar a par das muitas atividades com fins lucrativos nas quais essas organizações se envolvem. Embora não seja uma lista exaustiva, tipos notáveis de organizações comerciais se especializam em entretenimento, radiodifusão comercial, atividades bancárias, agricultura e crime organizado.

Outras pessoas estão lendo

Entretenimento

A maior parte das organizações de entretenimento produzem, fornecem ou, de outro modo, auxiliam na produção ou criação de atividades de entretenimento para consumidores com a esperança de gerar lucro. Alguns exemplos de organizações comerciais que implementam os modelos de negócio do entretenimento são as casas noturnas, atividades desportivas, espaços de música ao vivo e cinemas. O tema comum que une esses exemplos são os locais onde os clientes "vão" e "pagam por" aquele tipo de entretenimento em particular.

Radiodifusão

A radiodifusão comercial envolve vender propaganda (tempo de antena) para outras entidades, e desta forma, gerando lucro. Os modelos de negócios para as organizações de difusão comercial podem incluir a televisão pay-per-view e os modelos baseados em doações. Embora as organizações de difusão comercial contribuam para as atividades de entretenimento, dois fatores principais separam esse campo das organizações de entretenimento: (1) a difusão não é uma plataforma estritamente para propósitos de entretenimento e (2) a difusão é uma plataforma onde os que recebem o serviço não precisam deslocar-se a um local específico para participar.

Atividade bancária

A atividade bancária fornece serviços financeiros para os negócios, aceita poupanças e depósitos em cheque, e provê serviços de empréstimo para indivíduos como financiamentos. O lucro gerado pelos bancos envolve coletar o interesse de todos os montantes emprestados, taxas associadas com os serviços financeiros e com o manejo seguro do dinheiro do cliente.

Agricultura

A agricultura comercial é uma organização especializada em cultivar e processar safras ou gado para a distribuição em grande escala com o propósito de gerar lucro. Os produtos produzidos a partir das atividades agrícolas são vendidos para supermercados ou atacadistas que são sempre o primeiro ponto de contato com os consumidores.

Organizações criminosas

O crime organizado também é um exemplo de organização cujo objetivo comercial primário é gerar lucro produzindo, distribuindo, vendendo ou revendendo produtos ilegais, ou desempenhando atividades ilícitas. Por exemplo, uma organização criminosa pode implementar modelos de negócios que envolvem buscar discrepâncias dentro do mercado, e deste modo, fazer dinheiro com a venda de produtos (drogas ilegais) onde o valor dos mesmos é altamente instável ou de outro modo, controverso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível