O que é a púrpura palpável?

Escrito por mitchell white | Traduzido por amanda nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a púrpura palpável?
A maioria dos casos de púrpura palpável não são sérios e nem mesmo exigem tratamento (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Púrpura palpável é o termo médico para vasculite, ou vasos sanguíneos inflamados. Ela tem muitas causas, o que significa muitos tratamentos. A maioria dos casos de púrpura palpável não são sérios e nem mesmo exigem tratamento, já que essa doença é frequentemente autolimitada. Isso significa que os sintomas geralmente somem sozinhos com o tempo. Contudo, um médico deve julgar se um caso de vasculite é autolimitado ou não.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

A púrpura palpável é mais observável na pele porque ela representa hemorragia inflamatória, ou vazamento de sangue embaixo da superfície da pele, como no hematoma. Esses hematomas, ou pontos, são de cor vermelho-púrpuras e irão tornar-se brancos quando se aplica alguma pressão. Os pontos de púrpura palpável são geralmente espalhados, mas ocasionalmente agrupam-se em grandes fragmentos. A irritação da pele ao barbear-se, arranhar-se ou usar roupas ásperas irá causar o aparecimento de mais pontos em padrões que refletem as áreas irritadas.

Causas

A causa da maioria das púrpuras palpáveis é idiopática - o termo médico para causa desconhecida. Causas idiopáticas irão embora por conta própria, tipicamente dentro de poucos meses. Outros casos são mais sérios e podem ser relacionados a vasculite sistêmica, ou vasos sanguíneos inflamados pelo corpo, uma condição potencialmente terrível. Outras causas sérias podem ser relacionadas a doença autoimune sistêmica, onde o sistema imune incorretamente ataca muitos tecidos diferentes pelo corpo. Causas menos sérias ocorrem como um efeito colateral depois de uma inflamação ou como o resultado de uma reação com substâncias, tais como cefalosporinas, uma classe de antibióticos.

Diagnóstico

A maioria dos casos de púrpura palpável ocorre em crianças e são inofensivos. A vasculite adulta é potencialmente mais séria mas também é frequentemente inofensiva. As causas da púrpura palpável são geralmente diagnosticadas a partir do histórico médico do paciente ou identificado em um exame físico. Casos mais difíceis são diagnosticados em um laboratório usando uma biópsia de pele, que é uma amostra da pele do paciente.

Tratamento

O tratamento mais comum da púrpura palpável é esperar pelos pontos desaparecerem por si próprios. Anti-inflamatórios não esteroides, como a aspirina, e esteroides, como a prednisona, para casos mais extensos, podem ajudar ao longo desse processo. Se os vasos sanguíneos inflamados são causados por uma reação a certa substância, os pontos irão desaparecer logo depois que o paciente parar de tomar a substância. Não tente tratar você mesmo. A opinião de um médico especialista é necessária para determinar se há ou não uma condição de base que requer tratamento especial.

Cuidados seguintes

Somado a qualquer que seja o tratamento prescrito, existem várias coisas que o paciente pode fazer na longa corrida para tratar a púrpura palpável. Evite irritar a pele correndo, barbeando-se e arranhando-se enquanto os pontos estiverem presentes. Pode ser difícil não arranhar-se, já que a vasculite provoca coceira, mas o paciente deve ter disciplina. Quando os pontos desaparecerem, continue a evitar a irritação da pele nas áreas dos pontos iniciais por alguns meses, para evitar uma recorrência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível