Quais são as bases da estratificação social?

Escrito por alex said | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as bases da estratificação social?
Conheça as bases da estratificação social (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

A estratificação social é o processo de agrupar diferentes membros da sociedade com base em fatores comuns. A maneira como uma pessoa é estratificada depende de uma série de fatores, mas muitas vezes o agrupamento é feito por raça, classe social, renda e crenças religiosas. Os antropólogos, sociólogos e historiadores podem segregar pessoas em várias bases diferentes. Muitas vezes, os indivíduos são agrupados por uma associação para pesquisas ou para determinar um problema subjacente.

Outras pessoas estão lendo

Etnia

A etnia em relação à estratificação social tem a ver com as desigualdades e diferenças entre pessoas de raças diferentes. As várias formas de racismo contribuem para uma estratificação mais intensa de indivíduos. Os dois principais componentes da estratificação étnica são baseados em um contexto biológico e étnico. No primeiro caso, usa-se a cor da pele de uma pessoa e outros determinantes genéticos para colocá-la dentro do sistema de estratificação. A de contexto étnico é baseada na discriminação e desigualdade de uma pessoa ou grupo com base na etnia. Essa discriminação nega avanço, oportunidade e renda à pessoa ou grupo.

Classe social

A estratificação por classe social entre os membros de uma sociedade divide as pessoas em diferentes "classes" econômicas, e ela tem o potencial de influenciar outros paradigmas de estratificação dentro da sociedade. Esse sistema divide os indivíduos em três categorias: classe alta, média e baixa. As pessoas dentro de uma categoria são mais segregadas por ocupação, saúde, idade e raça. Dependendo do país em questão, a classe social pode ser determinada por estratificação social aberta ou fechada. Nos sistemas fechados, atribui-se a uma pessoa ou grupo uma classe antes do nascimento e a partir daí ela detém uma determinada classe na sociedade. Nos sistemas abertos de estratificação, uma pessoa pode ir de uma classe para outra, independentemente da origem da família ou linhagem.

Religião

Como a estratificação por classes sociais, a religiosa separa a sociedade em diferentes grupos de acordo com seu sistema de crenças. As pessoas são estratificadas com base nos sistemas abertos, o que significa que mesmo que um indivíduo nasça em uma religião específica, ele não é estratificado com base na religião em que nasceu, mas sim a religião e crença que atualmente pratica e se associa. No entanto, a estratificação fechada, onde a pessoa é atribuída a um determinado grupo, pode ocorrer dentro das religiões.

Renda

A estratificação pela renda utiliza sistemas abertos para diferenciar as pessoas dentro de uma sociedade em relação à renda familiar. Esta pode dividir ainda mais as pessoas dentro da sociedade. As famílias com rendimento superior à média tendem a viver em certas zonas da cidade. A estratificação pela renda não é estática, o que significa que as pessoas podem subir e descer nos grupos, dependendo da quantidade de dinheiro que elas fizerem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível