Quais são os benefícios dos monopólios comerciais?

Escrito por joseph gabon | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os benefícios dos monopólios comerciais?
Os monopólios comerciais detêm muitos benefícios e lucros (Comstock/Comstock/Getty Images)

A estrutura de mercado monopolista é aquela em que o total ou mais de um quarto de um determinado produto é feito por apenas uma organização ou empresa. Para qualquer investidor ou pessoa de espírito empresarial esta é a situação ideal de negócios. Sendo os únicos ou os maiores fornecedores ou distribuidores de mercadorias em seus campos específicos, as empresas monopolistas desfrutam de uma variedade de benefícios.

Outras pessoas estão lendo

Controle de preço

Os monopólios gostam de poder definir preços, independentemente das necessidades do consumidor ou situações, sem necessariamente precisar perder seus clientes. Em uma situação normal de concorrência, quando uma empresa sobe os preços, ela perde clientes para outra empresa. Digamos que você tenha a empresa X, Y e Z que prestam serviços de telecomunicação. Se a empresa X aumenta as taxas de chamadas e mensagens de texto, automaticamente ela perderia uma porcentagem maior de seus assinantes para as outras duas empresas. Em um ambiente de monopólio, no entanto, a empresa X manteria seus clientes porque é a única prestadora de serviços de telecomunicação conhecida. Os assinantes não têm nenhuma escolha, senão continuar clientes.

Margens de lucro super normais

Os monopólios gostam de produzir lucros super normais em um curto espaço de tempo. Tomemos o caso de um posto de gasolina, estabelecido ao longo de uma estrada, sendo que é o único posto em um raio de quilômetros. Neste caso, o posto de gasolina é um monopólio. Ele tem a possibilidade de gerar lucros dez vezes maiores do que em uma área onde há um posto de gasolina a cada três quilômetros. Incluir uma loja de conveniência e uma lanchonete em tal posto pode aumentar o lucro.

Controle de mercado

Os monopólios geralmente têm a capacidade de controlar as condições de mercado em um certo grau. Além de controlar o preço do produto, eles podem influenciar a percepção dos consumidores sobre uma determinada mercadoria. Por deterem uma quota de mercado maior do que outras empresas do mesmo ramo, os seus produtos são considerados superiores a outros. A percepção dessa superioridade por parte dos consumidores os induz a comprar aqueles produtos. Isso acaba frustando outras empresas com o mesmo tipo de negócio.

Vantagens de escala

Os monopólios têm a vantagem dos números contra seus concorrentes. Basicamente, isso significa que se estão no mercado por mais tempo, é porque seus produtos construíram um bom relacionamento com os consumidores e são mais confiáveis do que os produtos de empresas vizinhas. Quase sempre, os consumidores preferem produtos que já utilizaram de antemão, a menos que uma alternativa seja recomendada por alguém próximo a eles. Por exemplo, as mulheres não mudariam um creme de beleza que usaram durante anos com resultados desejados, a menos que uma alternativa seja recomendada por alguém, e os resultados sejam vistos claramente na pessoa que recomendou o novo produto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível