Quais são as características da avaliação sumativa?

Escrito por shane hall | Traduzido por rúben carlos esteves
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Quais são as características da avaliação sumativa?
Avaliação sumativa foca-se nos resultados como por exemplo nas intervenções educacionais (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Programar avaliações quando orientadas para negócios, educação, organizações não lucrativas ou agências governamentais tem duas categorias básicas. A avaliação formativa é designada para monitorar um programa ou uma iniciativa com o objetivo de melhorá-los. A avaliação sumativa empenha-se em analisar o programa e a eficácia dos seus resultados. Embora as duas formas de avaliação do programa partilhem características comuns, a sumativa preocupa-se mais com os resultados.

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Metas e objetivos

Embora os dois tipos de avaliação registrem as metas e objetivos de um programa, apenas a sumativa determina a amplitude das metas desse programa. A avaliação sumativa, além de descrever as metas e objetivos do programa também analisa a metodologia usada para avaliar se o programa atingiu ou não as metas de forma eficaz. Por exemplo, um novo programa de intervenção acadêmica no ensino médio pode especificar uma lista onde se inclua a melhoria dos resultados do aluno. No entanto, os professores devem selecionar uma forma válida para analisar esses resultados e demonstrar empiricamente se a intervenção feita melhorou o êxito dos alunos. Avaliações educacionais usam, por vezes, pontuações em testes padronizados como forma de examinar o progresso do aluno.

Resultados do programa

Avaliadores efetuam estudos sumativos para demonstrar os efeitos positivos ou negativos de um programa depois de ele ter entrado em vigor e de ter tido algum tempo de funcionamento. A avaliação sumativa vai, não só analisar a amplitude das metas e objetivos do programa, mas também a dos efeitos sociais que o programa originou. Isso significa analisar os resultados que foram ou não pretendidos para esse programa social ou de intervenção.

Análise entre custo e benefício

Algumas avaliações sumativas usam técnicas de custo-benefício para comparar o custo de um programa ou atividade e os benefícios em termos econômicos, tornando-as mais simples de comparar. Porém, algumas avaliações sumativas usadas na análise da educação, saúde e outros programas sociais não analisam facilmente a relação custo-benefício, porque os resultados esperados como por exemplo, a melhoria da realização pessoal do aluno ou a aquisição de uma vida mais longa são difíceis de calcular usando números.

Recomendações mais extensas

Avaliações formativas e sumativas incluem resumos das buscas feitas pelo investigador que incluem recomendações para ações futuras. Porém, as avaliações sumativas colocam outras questões mais amplas, como por exemplo, se um programa ou iniciativa devem continuar ou ser financiados. A audiência desejada para uma avaliação sumativa inclui os diretores de empresas e os responsáveis políticos ligados ao poder legislativo.

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