Quais são as causas para um cão desenvolver lambeduras constantes nos dedos?

Escrito por kochava r. greene | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas para um cão desenvolver lambeduras constantes nos dedos?
Um cão que lambe os dedos dos pés pode estar entediado, com alergias ou outras lesões (dog image by Ramona smiers from Fotolia.com)

Os cães lambem suas patas e dedos por uma série de razões, incluindo tédio, alergias, corpos estranhos nos dedos, lesões e artrite. A lambedura excessiva também pode causar lesões e inflamações. Ao inspecionar suavemente seu cão ou levá-lo para um veterinário, você provavelmente será capaz de determinar a causa e, se necessário, um tratamento para o problema.

Outras pessoas estão lendo

Tédio

Alguns cães lambem os dedos por puro tédio. Se o seu cão é um animal sozinho, ele pode estar procurando uma maneira de passar o tempo quando você não estiver disponível para brincar com ele ou dar-lhe atenção. Quando estiver longe, experimente deixá-lo com brinquedos de quebra-cabeça e com comidas escondidas; você também pode andar com ele com mais frequência, ou levá-lo a uma creche para cães alguns dias por semana para que ele gaste seu excesso de energia brincando com outros cães.

Alergias

As alergias são uma grande causa que leva os cachorros a lamberem os dedos. Se o seu cão tem alergias, elas podem fazer a pele entre os dedos coçar, ficar inflamada ou inchar. Se você analisar os dedos do pé do seu cão e não encontrar nada de anormal, exceto uma pele avermelhada, as alergias podem ser o culpado. Tente administrar um pouco de creme ou gel anticoceira nas patas do animal e veja se alivia a lambedura. Se o problema continuar, as alergias podem ser mais graves. Nesse caso, o seu cão pode ser examinado e medicado em um consultório veterinário.

Objetos estranhos

Se seu cão fica fora muitas vezes, alguma coisa pode estar presa entre seus dedos dos pés, fazendo-o lambê-los. Gentilmente abra a pata do animal e verifique entre cada dedo do pé e na palma da pata. Mesmo coisas pequenas, como pedrinhas, lascas, ou pedaços de grama seca podem causar irritação.

Lesões

Arranhões, cortes ou feridas na carne das patas e dedos ou palmas das patas, também podem causar lambedura constante. Verifique se há áreas inflamadas, sangue ou outras secreções, ou feridas abertas nas patas do seu cão. Algumas pequenas lesões vão se curar por conta própria: a saliva do cão contém um agente de coagulação e um agente antibacteriano que ajuda a curar rapidamente. No entanto, se você vir uma lesão profunda, aberta ou sangrando, leve seu cão ao veterinário. Da mesma forma, se o seu cão está mancando por mais de um ou dois dias, consulte um veterinário.

Artrite

Conforme os cães envelhecem, eles adquirem artrite assim como as pessoas. Suas articulações ficam quentes e doloridas por inflamação, e isso pode levá-los a mancar e lamber. Se as patas do seu cão estiverem inchadas, quentes ao toque em comparação com o resto do seu corpo, e se ele não quer colocar peso sobre uma das patas, ele pode estar desenvolvendo uma artrite. Os tratamentos contra artrite para a maioria dos cães inclui um medicamento anti-inflamatório e um analgésico, ambos prescritos por um veterinário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível