Conhecimento

Quais são as causas da poluição do ar

Escrito por alex saez | Traduzido por luana ribeiro
Quais são as causas da poluição do ar

Poluição industrial do ar é danosa ao meio ambiente e à nossa saúde

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A poluição industrial do ar é causada por uma variedade de substâncias químicas, mas pode ser resumida em duas categorias: material particulado e gases. Essas toxinas não são nocivas apenas para o meio ambiente, elas também causam mal para os seres humanos. Grupos como a Organização Mundial de Saúde apontam diversas consequências médicas desses poluentes. Conhecer os perigos da poluição industrial do ar é importante para diagnosticar, reduzir e eventualmente reverter seus efeitos.

Outras pessoas estão lendo

Gases

A Organização Mundial de Saúde lista três fontes principais de gás da poluição industrial do ar. O ozônio produzido em baixas altitudes compõe a maioria da poluição gasosa. Ele é criado por uma reação química entre outros poluentes, incluindo óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis. A luz solar é o catalisador dessa reação, razão pela qual a maior parte do ozônio é produzida no verão. Outra fonte de poluição é o dióxido de nitrogênio, que pode algumas vezes ser encontrado no ozônio. Industrialmente, ele vem da geração de energia, mas também é causado pelo motores dos veículos e o aquecimento. Um terceiro poluente é o dióxido de enxofre, que é um gás sem cor e com um forte odor. É um subproduto da queima de combustíveis fósseis como o carvão e o óleo, assim como a fundição de minerais que contêm enxofre.

Efeitos na saúde

Assim que os gases são inalados, eles podem afetar os pulmões de diversas formas. O ozônio pode causar asma, prejudicar e desencadear doenças nos pulmões. Óxido de nitrogênio é conhecido por aumentar os sintomas de bronquite em crianças com asma e danos no funcionamento do pulmão. Dióxido de enxofre também afeta a capacidade dos pulmões permitindo a formação de muco, causando bronquite, tosse e agravamento da asma.

Material particulado

De acordo com a OMS, o material particulado (MP) prejudica mais as pessoas que qualquer outro gás. O MP é composto por líquidos ou sólidos suspensos no ar. Esses poluentes podem ser orgânicos ou inorgânicos e incluem enxofre, nitrato, amônia, cloreto de sódio, carbono, pó de mineral e água. Como os gases, essas partículas e materiais podem ser inalados, causando graves problemas de saúde.

Efeitos na saúde

A OMS alerta que o nível de material particulado nas áreas urbanas já é uma ameaça. Se inalado, o MP pode afetar certas regiões dos bronquíolos, uma área do pulmão responsável pela absorção do oxigênio e pela passagem do dióxido de carbono. Outros problemas de saúde mais graves surgiram, incluindo diferentes doenças respiratórias, problemas cardíacos e câncer de pulmão.

Efeitos no meio ambiente

É de conhecimento de todos que o meio ambiente também sofre com a poluição industrial do ar. Apesar das substâncias químicas emitidas pelas fábricas e usinas de energia serem liberadas no ar, elas eventualmente retornam para o chão. Como resultado, os poluentes contaminam o solo e a água. Quando essas substâncias chegam na água, elas são absorvidas por peixes, matando-os ou tornando-os tóxicos para alimentação. O ozônio troposférico prejudica o crescimento das plantas, afetando a silvicultura e agricultura.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media