Educação e ciência

Quais continentes possuem territórios nos trópicos?

Escrito por david chandler | Traduzido por ana simoes
Quais continentes possuem territórios nos trópicos?

O rio Amazonas é a imagem mais popular associada aos trópicos

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

A região conhecida como os trópicos se estende ao norte e ao sul da linha do Equador a uma latitude de aproximadamente 23.5º ao norte e 23.5º ao sul, respectivamente. Esses limites são conhecidos como Trópico de Câncer ao norte e Trópico de Capricórnio ao sul e são significantes astronomicamente por serem os pontos mais ao norte e ao sul onde o sol aparece diretamente a pino por pelo menos um dia no ano. Essa região estende-se por partes de cinco continentes, estando somente a Europa e a Antártica completamente fora dela.

Outras pessoas estão lendo

África

Quase todas as nações da África possuem pelo menos uma parte de seus territórios dentro dos trópicos. Começando no sul do Egito, Líbia e Argélia e indo em direção ao sul, passando por Namíbia, Botsuana, Moçambique e Madagascar, até chegar ao norte da África do Sul, os trópicos desse continente contêm desertos áridos, florestas exuberantes e savanas férteis.

Ásia

Da mesma forma que as florestas tropicais do Vietnã talvez sejam familiares demais aos veteranos americanos, as Ilhas das Filipinas também são bastante conhecidas dos veteranos americanos de uma geração anterior. Os trópicos asiáticos estendem-se a oeste, ao longo do Laos, Camboja, Myanmar, Tailândia, Bangladeche e Índia, e ao sul, ao longo da Indonésia, Malásia e Papua Nova Guiné. Contrastando com essas áreas de florestas alagadas estão os desertos ao sul da península da Arábia Saudita.

Austrália

O Trópico de Capricórnio corta a Austrália e, apesar de boa parte do país ser de desertos, as porções ao norte são propensas a ventos fortes e abrigam tanto florestas tropicais como temperadas. A Grande Barreira de Corais estende-se por mais de 2.575 km na costa norte da Austrália. Olhando além da costa australiana em direção ao Oceano Pacífico, destinos tropicais incluem Nova Caledônia, Fiji, Polinésia Francesa, Palau e outras ilhas do Pacífico, muitas das quais se tornaram independentes nos últimos anos.

América do Norte

A região tropical da América do Norte vai do Panamá em direção ao norte, passando pela América Central, até o centro do México, englobando as ilhas do Caribe. Apesar de Canadá e Estados Unidos serem comumente a imagem predominante da América do Norte, nenhuma parte do Canadá está localizada nos trópicos e apenas o Havaí e alguns territórios americanos representam o país na região. Mesmo em uma era pós-colonial, algumas ilhas Caribenhas permanecem sob posse de nações não tropicais como França, Reino Unido e Holanda. Apesar de as florestas tropicais cobrirem boa parte da região, condições áridas e temperadas predominam na parte central do México.

América do Sul

As florestas tropicais ao longo do rio Amazonas são frequentemente associadas aos trópicos da América do Sul. Por cobrirem grande parte da região tropical e do continente de uma forma geral, essa ideia é compreensível e, de certa forma, apropriada. Mas os trópicos estendem-se da costa norte de Colômbia e Venezuela às regiões norte de Chile e Argentina. Como nos outros continentes, os trópicos na América do Sul incluem uma grande variedade de ecossistemas além das florestas tropicais, como os de tundra aplina nas montanhas do Equador, Peru e Bolívia. O Uruguai é o único país na América do Sul completamente fora dos trópicos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media