×
Loading ...

Quais são as diferenças entre o Hamas e o Hezbollah?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os conflitos no Oriente Médio podem ser extremamente confusos, pois todos eles parecem tentar resolver o mesmo problema, embora tenham começado por razões diferentes. O outro problema para compreender estas situações são os grupos envolvidos e a sua classificação por outros países, como facções políticas ou grupos terroristas. Um bom exemplo disso é o Hamas e o Hezbollah, que lutam por coisas parecidas, mas têm pouco em comum.

Há vários conflitos no Oriente Médio (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Identificação

O Hamas, que significa Movimento de Resistência Islâmica, foi fundado em 1987 pelo xeque Ahmed Yassin e Mahmoud Zahar. O Hamas é um movimento político palestino visto como grupo terrorista por vários países, devido às ações de sua ala militante Izz ad-Din al-Qassam. O Hezbollah, que significa Partido de Deus, ganhou destaque em 1983, depois que Israel invadiu o Líbano. O Hezbollah também tem um grupo paramilitar que o faz ser visto por muitos países como um movimento terrorista.

Loading...

Posições religiosas

Embora ambos os grupos se oponham à presença judaica em Israel, eles são apoiados por ideologias islâmicas opostas. O Hamas é composto por muçulmanos sunitas, enquanto que o Hezbollah é composto por muçulmanos xiitas. Esta não foi uma divisão proposital, a Palestina é predominantemente sunita e os xiitas são maioria no Líbano.

Convicções políticas

Embora tanto o Hamas quanto o Hezbollah sejam movimentos políticos, eles só têm um objetivo: a retirada de Israel. A principal razão para isto é que os dois grupos foram formados quando seus respectivos países foram invadidos por Israel em 1980.

Posição internacional

A comunidade internacional tem opiniões divergentes quanto ao Hamas e o Hezbollah. Os Estados Unidos, Canadá e vários outros países classificam os dois grupos como organizações terroristas, em vez de partidos políticos. Há outros países, especialmente no mundo árabe, que apoiam ambos os grupos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...