Quais são as diferenças entre pen drive e flash drive

Escrito por mark fitzpatrick | Traduzido por aline chaves de andrade
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as diferenças entre pen drive e flash drive
Um pen drive é um tipo de flash drive (USB image by Cyril Comtat from Fotolia.com)

Um flash drive e um pen drive executam a mesma função essencial. No entanto, muitas pessoas confundem os termos. Popularmente, as pessoas usam os dois termos como se tivessem o mesmo significado. Contudo, os dois dispositivos são diferentes. Isso se deve ao fato de que todos os pen drives são, na verdade, flash drives. Sendo assim, é importante notar que flash drives possuem capacidades que excedem as de um pen drive.

Outras pessoas estão lendo

Principais diferenças

A principal diferença entre um pen drive e flash drive é que o primeiro é geralmente utilizado como um dispositivo USB de armazenamento móvel, enquanto uma unidade flash tem muitos usos diversos do simples armazenamento de dados. Outra diferença é que o pen drive sempre se refere a uma unidade que pode ser conectada diretamente a uma porta USB. Por outro lado, uma unidade flash pode ser acessada por uma conexão USB direta, uma conexão USB com fio ou até mesmo armazenada internamente em um telefone celular ou em um dispositivo de mídia móvel.

Quais são as diferenças entre pen drive e flash drive
Há muitas diferenças entre pen drives e flash drives (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Flash drive

De um modo geral, uma unidade flash é um dispositivo de armazenamento de dados que contém dados com partes não móveis. Antes de seu nascimento, os usuários de computador usavam ​​disquetes e CDs para armazenar pequenas quantidades de dados. Quando um usuário de computador insere um disco ou CD nele, a máquina lê os dispositivos através de partes móveis, como um laser lendo um CD. Posto que a unidade flash não trabalha com partes móveis, é menos propícia a danos. Outra vantagem da unidade de flash é ser praticamente universalmente compatível com uma variedade de dispositivos. Para transferir dados entre dois dispositivos, ambos precisam ter uma porta USB ou adaptador USB, mas a maioria dos computadores modernos e produtos eletrônicos tem uma porta USB. Isso significa que, além de proporcionar o armazenamento de backup em um computador, flash drives também podem ser usados para armazenar informações de consoles de videogame, dispositivos de mídia portáteis e telefones celulares.

Quais são as diferenças entre pen drive e flash drive
Flash drives apresentam maiores possibilidades de uso do que pen drives (Jeffrey Hamilton/Stockbyte/Getty Images)

Pen drive

O pen drive é um tipo de unidade flash nomeado dessa forma devido à sua semelhança com uma caneta pequena. Eles podem ser inseridos diretamente em uma porta USB, independente dela ter ou não cabo. Como ele não tem fio, é extremamente móvel e pode ser anexado a um chaveiro ou colocado no bolso.

Quais são as diferenças entre pen drive e flash drive
Pen drives são portáteis e úteis (Paul Tearle/Stockbyte/Getty Images)

Reconhecimento do nome

De acordo com o site da empresa Phison, o termo "pen drive" passou para o vocabulário da computação em 2001. Essa empresa desenvolveu um dispositivo removível de armazenamento de dados e o nomeou "pen drive". Desde então, o termo tem sido incorretamente usado como sinônimo de flash USB.

Quais são as diferenças entre pen drive e flash drive
Pen drive e flash drive são dispositivos distintos (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível