Quais são as diferenças entre a sílica e os cristais de óxido de alumínio?

Escrito por dr. r. a. benson | Traduzido por erick vasconcelos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as diferenças entre a sílica e os cristais de óxido de alumínio?
A sílica é a areia mais comum no mundo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A areia tem muitas variedades e usos. A sílica e os cristais de óxido de alumínio (chamados de areia de qualidade médica) são duas formas de areia que têm utilidades industriais e comerciais. De acordo com o geofísico Dr. Rob Holman, em um artigo de janeiro de 2009, há cerca de mil tipos diferentes de areia ao redor do mundo. Embora tanto a sílica quanto os cristais de óxido de alumínio sejam usados nas limpezas a jato de areia, só o óxido de alumínio é utilizado em procedimentos de limpeza médicos.

Outras pessoas estão lendo

Sumário

A palavra areia é um termo geral usado para descrever grânulos de minerais e pedras. Os grãos de areia geralmente medem entre 1/16 mm e 2 mm de diâmetro. Há vários tipos ao redor do mundo, cada um com qualidades únicas. Por exemplo, o preto das areias pretas é atribuído às rochas vulcânicas ou à magnetita mineral e, similarmente, a aparência branca da areia é produto do calcário em sua composição. Aquelas com ferro em abundância têm um tom amarelado.

Sílica

A sílica é a forma mais típica de areia encontrada no mundo, sendo que, na verdade, é apenas outro nome para cristais de quartzo. A sílica é criada pela erosão de pedras contendo quartzo, como o granito e o arenito. O formato dos grânulos é angular, suave ou arredondado. Quanto mais os grãos viajam, mais suaves eles se tornam com a erosão dos lados angulares dos grânulos. A sílica é utilizada em processamentos industriais (para adicionar preenchimento, peso e massa), para fabricar vidro, cimento e em processos de fundição.

Cristais de óxido de alumínio

Os cristais de óxido de alumínio são também chamados de areia de qualidade médica. Também chamado de alumina, o óxido de alumínio ocorre tanto naturalmente, como a sílica, ou é produzido comercialmente a partir do hidróxido de alumínio calcinado. A alumina tem uma aparência marrom ou preta e ângular. Esses cristais são usados em um processo chamado microdermoabrasão. Esse é um processo de rejuvenescimento facial que envolve utilizar um jato de areia sobre a pele da pessoa para revelar uma nova camada de pele por baixo das células mortas. Esse procedimento é usado principalmente para remover manchas, cicatrizes e reduzir o tamanho dos poros. O óxido de alumínio é comumente usado para a limpeza a jato de areia, para moagem e em pós de polimento.

Limpeza a jato de areia

Tanto a sílica quanto os cristais de óxido de alumínio são usados em limpezas. O pó criado da sílica quando usado como agente de limpeza apresenta alguns riscos quando inalado, então máscaras protetoras são necessárias para evitar irritações do pulmão e uma doença conhecida como silicose. Esta resulta da exposição prolongada ao pó de sílica. O óxido de alumínio é usado tanto em jatos de areia industriais quanto médicos. Os grânulos são medidos em tamanhos "mesh". Quanto menores os números de mesh, mais ásperos os grânulos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível