Conhecimento

Quais são as diferenças entre a vespa-norte-americana e a borboleta?

Escrito por laura wood | Traduzido por ana carolina prado almeida
Quais são as diferenças entre a vespa-norte-americana e a borboleta?

A borboleta é um membro da família dos insetos

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

A vespa-norte-americana é uma espécie de vespa agressiva. A borboleta também é membro da família dos insetos. As duas têm quatro asas e três partes corporais; cabeça, tórax e abdômen. No entanto, existem várias diferenças físicas e comportamentais entre os dois insetos.

Ordem científica

A vespa-norte-americana e a borboleta são da mesma classe, Insecta; no entanto, pertencem a diferentes ordens científicas. A vespa-norte-americana é da ordem Hymenoptera, que inclui formigas e abelhas. A borboleta é da ordem Lepidoptera, que inclui a traça.

Cor

A borboleta vem em uma variedade de cores; dependendo da espécie, suas escamas podem ser de diferentes tons de azul, verde, vermelho, marrom e preto. A vespa-norte-americana é geralmente preta e amarela. As borboletas são coloridas apenas nas asas, enquanto o corpo da vespa é colorido.

Comportamento social

A borboleta é um inseto solitário. Ela vive sozinha e poliniza flores até a hora de acasalar. Uma borboleta macho procura a parceira adequada e começa um namoro; depois da reprodução, eles se separam. Em contraste, a vespa-norte-americana vive em uma colônia de milhares de insetos. Elas trabalham juntas para construir o ninho, botar ovos e alimentar os filhotes.

Comportamento defensivo

Cada inseto tem um nível diferente de defesa. A vespa-norte-americana fêmea tem um ferrão na ponta do abdômen e pica um animal ou ser humano quando se sente ameaçada. A borboleta não tem defesa contra predadores; ela usa camuflagem e voa para reduzir ataques de predadores. Algumas espécies de borboletas são venenosas, no entanto, não liberam o veneno. Um predador que se alimentar de uma borboleta venenosa provavelmente ficará doente.

Dieta

A vespa-norte-americana tem uma dieta baseada em néctar, insetos e aracnídeos. A borboleta come principalmente alimentos líquidos com sua língua parecida com um tubo. A maioria delas saboreia o néctar das flores, enquanto outras espécies saboreiam o líquidos de frutas podres e de animais.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media