Quais as diferentes estruturas de um fluxograma?

Escrito por contributing writer | Traduzido por izabel santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as diferentes estruturas de um fluxograma?
Um fluxograma (flow chart symbol 1 image by pixelcarpenter from Fotolia.com)

Uma das melhores ferramentas para projetar como uma máquina pode responder a uma série de eventos e as possíveis interações em um sistema é o fluxograma. Ele é especialmente útil ao projetar um software em uma linguagem de programação procedural. Um fluxograma pode ser usado para garantir que um programa está preparado para qualquer tipo de situação. Quatro estruturas podem ser usadas para criar qualquer fluxograma.

Outras pessoas estão lendo

Sequência

Uma sequência é uma estrutura do fluxograma que representa uma série de passos a serem realizados um depois do outro. É provavelmente o conceito mais básico do fluxograma e é muito usado fora dele na forma de um guia passo a passo. Algumas estruturas sequenciais comuns são coisas do dia-a-dia, como uma receita para fazer pão, instruções para montar um brinquedo ou direções para se chegar a algum lugar. Se a estrutura sequencial for suficiente para projetar o fluxograma, então uma lista enumerada pode ser mais apropriada.

Decisão

A estrutura de decisão em um fluxograma é usada quando há uma decisão ser tomada sobre como proceder levando em consideração o estado atual dos dados do programa ou do progresso do projeto. A estrutura de decisão também é chamada de condicional. Na programação, a condicional é uma ferramenta muito usada para auxiliar um programa a decidir o que fazer. Ela também é conhecida como a afirmação “if, then” (se, então) nas linguagens de programação. Por exemplo, se um usuário já clicou em um certo botão na tela, vá para a etapa 1. Se um usuário não clicou no botão, então vá para etapa 2. Um semáforo na estrada é similar ao conceito da estrutura de decisão. Se a luz está verde, vá. Se está vermelha, pare.

Laço

Um laço é uma estrutura utilizada no fluxograma para indicar onde um programa ou uma pessoa deve repetir várias etapas até que uma certa condição seja alcançada. Por exemplo, se um programa fará uma pilha de 10 círculos aparecer na tela antes de continuar, então o laço dirá para o programa verificar quantos círculos existem e para adicionar mais até que haja dez deles na tela, então o programa prosseguiria para fora do laço. Um exemplo do dia-a-dia é uma pessoa guardando dinheiro para comprar algo. Depois de cada depósito bancário, eles podem olhar o saldo e ver se estão prontos para fazer a compra. Observe que a tarefa em um laço pode ser realizada antes ou depois da etapa.

Caso

Uma estrutura de caso é basicamente uma estrutura de decisão com mais de duas situações possíveis. Uma estrutura de decisão é boa para decidir entre comprar pão branco ou pão de trigo, dependendo de qual dos dois sua família prefere. Uma estrutura de circunstância é melhor para escolher entre uma variedade de jujubas, dependendo dos tipos de jujubas que sua família gosta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível