Quais elementos são metais?

Escrito por hayley ames Google | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais elementos são metais?
Os metais ocupam a maior porção da tabela periódica dos elementos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os metais representam aproximadamente 75% de todos os elementos. As propriedades dos metais os tornam muito úteis para os humanos. Dentre esses elementos, alguns exemplos comuns são o ferro e o cobre. Muitos, entretanto, não são encontrados na natureza e precisam ser extraídos de minérios e óxidos.

Outras pessoas estão lendo

Características físicas

Os metais são geralmente densos com uma superfície brilhante. Alguns são relativamente macios e podem ser manipulados para tomar diferentes formas ou esticados em fios sem se quebrar. Essas características são conhecidas como maleabilidade e ductibilidade, respectivamente. O mercúrio é o único metal que é líquido na temperatura ambiente; todos os outros são sólidos. Os metais podem conduzir eletricidade e calor facilmente.

Estrutura química

As características de ductibilidade, maleabilidade e condutividade são resultados da mobilidade de elétrons. Os metais são altamente reativos. A camada externa dos átomos de metais contém 1 a 3 elétrons móveis que podem facilmente se soltar. Isso significa que um metal pode usar esses elétrons para transferir ou absorver energia, como o calor de um elétron vizinho. Isso torna os metais bons condutores de calor. Os elétrons móveis também são capazes de carregar corrente elétrica. Os elementos que perdem elétrons nas reações químicas, como é o caso dos metais, são conhecidos como agentes redutores.

Os metais na tabela periódica

Diferentes tipos de metais são agrupados na tabela periódica, de acordo com a natureza de suas propriedades. Os elementos localizados no lado esquerdo da tabela possuem características mais fortemente associadas com os metais do que os do lado direito. Os elementos na parte de baixo da tabela também são mais metálicos do que os de cima. Lendo da esquerda para a direita, os metais alcalinos, como o lítio, aparecem primeiro. Esses metais nunca são encontrados em sua forma pura na natureza, pois são altamente reativos; eles formam compostos químicos com outros átomos de forma imediata. Os metais alcalinos terrosos, como o magnésio, compõem o próximo grupo. Eles possuem propriedades em comum, como condutividade e densidade, e fazem parte do segundo grupo mais reativo dos metais. Os metais de transição, como o ferro, são duros, densos e menos reativos que esses dois primeiros grupos. Metais raros, como lantanídeos e actinídeos, são geralmente mostrados como uma seção separada na parte inferior da tabela. Esses metais são instáveis e raramente aparecem na forma metálica na natureza.

Usos

Os metais são muito úteis, com uma variedade de aplicações extremamente grande. Metais de alto brilho, como o ouro e a prata, são populares na indústria de jóias. Metais como o alumínio são leves e não enferrujam, o que os torna ideais para alimentos e latas de bebidas. Alguns metais mais condutores, como o cobre, são usados em fios elétricos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível