Quais as funções da histamina?

Escrito por jose leiva | Traduzido por gabriel medinat
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as funções da histamina?
A histamina interage com receptores nas células endoteliais, epiteliais e mesodérmicas (skin image by Robert Kelly from Fotolia.com)

A histamina é uma amina biológica, tal como a serotonina, a triptamina e acetilcolina. Essa amina desencadeia vias para o cérebro através da ligação aos receptores de histamina H1, H2, H3 e H4, que pertencem à família de receptores que são acoplados às proteínas G. As expressões dos receptores H1-H4 incluem células endoteliais, epiteliais e mesodérmicas. A histamina tem várias funções fisiológicas no corpo humano.

Outras pessoas estão lendo

Resposta inflamatória

A resposta inflamatória da histamina é o que provoca as reações alérgicas, tais como o inchaço. As alergias são uma resposta do sistema imunológico a substâncias inofensivas, tais como pólen e poeira. Aqui, o sistema imunológico chama uma molécula de imunoglobulina que se liga com o antígeno e desencadeia uma reação de mastócitos. Essa reação consiste na liberação de histamina, o que então causa uma reação inflamatória por meio do aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos, perto do local da atividade dos mastócitos. Os fluidos de sangue, em seguida, entram na área e causam o inchaço.

Quando a histamina é liberada e aumenta a permeabilidade das células do sangue, ela também afeta a função de alguns leucócitos na área em que o mastócito foi disparado. O que a histamina faz nos leucócitos é levá-los a liberar as citocinas, que são um mediador inflamatório que ajudam a controlar o inchaço. Essa é uma reação inflamatória indireta à histamina. Ambas as respostas inflamatórias diretas e indiretas são a forma do seu corpo de lutar contra substâncias inócuas.

Constrição do músculo liso

A constrição do músculo liso é uma das mais perigosas reações alérgicas. Pacientes com asma e pessoas que têm reações alérgicas a certos alimentos, picadas de insetos e picadas de abelha podem ter constrições musculares lisas incluindo o fechamento completo da traqueia. Isso é causado por uma reação química resultante da mistura de histamina com outros produtos químicos no seu corpo.

Apesar da gravidade de risco de vida dessa reação, a constrição dos músculos lisos, principalmente no sistema respiratório, é uma maneira de os pulmões se defenderem de substâncias potencialmente perigosas que causaram a reação alérgica. Tomar medicamentos anti-histamínico ajuda a reduzir e controlar os efeitos da histamina, tais como resposta inflamatória e constrição do músculo liso.

Organogênese

A organogênese é o que os cientistas chamam o desenvolvimento dos órgãos. A histamina parece estar envolvida na criação de certos órgãos, tais como o cérebro, os rins e os seios. Embora a função da histamina na organogênese não seja completamente conhecida, tem sido demonstrado que os níveis dessa substância são alterados drasticamente durante os estádios reprodutivos de gestação, de acordo com Farhad Vesuna e Venu Raman, do Departamento de Radiologia da Universidade John Hopkins.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível