×
Loading ...

Quais habilidades os pediatras precisam aprender?

Atualizado em 17 abril, 2017

Pediatras avaliam, diagnosticam e tratam as necessidades médicas de bebês, crianças e adolescentes. A seguir, algumas das muitas qualidades necessárias para ser um bom pediatra.

Pediatras são importantes para a saúde das novas gerações (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

Observação

É de vital importância que os pediatras possuam um poder de observação diferenciado, já que diagnósticos e tratamentos são diretamente baseados no que se observa. Sintomas físicos não são as únicas pistas que o pediatra deve seguir. Questões emocionais e psicológicas também devem devem ser vistas pelo médico, assim como as comportamentais. O pediatra conseguirá analisar melhor as situações e descrevê-las caso tenha observado cada aspecto da situação do paciente.

Loading...

Comunicação

Habilidades de comunicação trabalham em conjunto com a observação. É importante que um pediatra seja eficiente ao comunicar suas descobertas aos outros médicos, assim como aos pais e parentes do paciente. O pediatra deve falar de forma apropriada em quaisquer situações. Por exemplo: o estado de uma criança não pode ser descrito da mesma forma para os familiares e para outros profissionais. Ele deve adaptar seu modo de comunicação baseado em seu interlocutor.

Determinação

Emergências irão ocorrer e o pediatra deve possuir os recursos para tomar uma decisão rápida de forma calma e confiante. Não há tempo para duvidar de sua decisão. Um pai irá perder a confiança caso o pediatra se questione sobre suas escolhas.

Motivação

Durante sua carreira, um pediatra deve manter-se motivado em atualizar-se na evolução dos tratamentos médicos, que mudam com o tempo. Além disso, dependendo do local de trabalho, o profissional será obrigado a trabalhar seguindo horários muito adversos, o que vai exigir muita motivação pessoal.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...