Educação e ciência

Quais são os níveis de alimentação de um herbívoro?

Escrito por ross garner | Traduzido por rafaela pereira
Quais são os níveis de alimentação de um herbívoro?

Apesar do tamanho, as zebras estão na base da cadeia alimentar

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

"Níveis alimentares" é um termo associado ao que determina a transferência de energia ao longo da cadeia alimentar. Um herbívoro, é definido pelo habito alimentar de plantas, estando perto da base dos níveis alimentares, já que ele não come nenhum outro animal. Qualquer coisa acima, será um carnívoro, ou seja um comedor de carne.

Outras pessoas estão lendo

Cadeia alimentar

A cadeia alimentar é um processo que explica a dependência dos seres vivos uns dos outros para se alimentar, expressando as relações alimentares entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores. A base da cadeia é constituída pelo plâncton do oceano, que são os maiores responsáveis pela captação de gás carbônico da atmosfera e pela produção de oxigênio, através da fotossíntese. O plâncton é fonte alimentar de pequenos crustáceos, camarões, estrelas do mar e outras pequenas criaturas, que por sua vez são comidos por peixes maiores. No topo da cadeia alimentar marinha estão os grandes predadores como focas, peixes-carnívoros, tubarões e as baleias que praticamente comem quase todos os peixes.

Níveis tróficos

Na cadeia alimentar, esses "níveis de alimentação" são denominados como "níveis tróficos". De acordo com o Department of Biodiversity & Conservation Biology, os níveis tróficos definem a posição na qual o organismo se encaixa na cadeia alimentar. Tecnicamente falando, o nível trófico inferior é formado pelos autotróficos clorofilados, que transformam a energia luminosa em energia química, sendo assim, o único processo de entrada de energia em um ecossistema. Eles são referidos como o "produtor primário". O "consumidor primário", ou o herbívoro, se encaixa no segundo nível trófico. Herbívoros comem apenas plantas, portanto, eles sempre estarão no segundo nível de alimentação.

Na terra

As vezes a cadeia alimentar pode ser um processo um pouco confuso, pois não é de fato um processo linear. Um coelho pode ser comido por uma coruja ou uma cobra, enquanto que a coruja também pode comer a cobra. Este conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si é chamada de "teia alimentar". Entretanto, considere o seguinte exemplo da base alimentar do herbívoros: uma rosa comida por pulgões, que são herbívoros, que então são comidos por insetos, que são comidos por camaleões, por sua vez o falcão se alimentará do camaleão, que em um ataque surpresa pode ser comido por um gato selvagem. Desta forma, o herbívoro se torna o segundo nível em uma cadeia que continuamente se expande.

Pirâmide ecológica

Para que esta teia alimentar sobreviva, o número de animais em cada nível de alimentação deve ser equilibrado. Não pode ser apenas um pequeno número de predadores de nível superior. Se há muitos, eles vão comer todos os outros animais e, eventualmente, passam fome. Por outro lado, deve haver muito mais "produtores primários" do que "os consumidores primários", para os herbívoros poderem sobreviver. Isso é conhecido como "pirâmide ecológica", reduzindo o número de animais à medida que os níveis de alimentação sobem. Isso reflete também a quantidade de energia que está sendo passada. A planta terá a energia do sol e usará essa energia para crescer. Da mesma forma, o herbívoro que come a planta vai usar um pouco dessa energia. A energia adquirida pela ingestão é continuamente reduzida à medida que você sobe na pirâmide ecológica. Portanto toda a energia obtida pela alimentação de qualquer animal, vem primariamente do sol.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media