Quais são os pontos principais ao se escrever um tópico frasal e como eles podem me ajudar a escrever com mais eficiência?

Escrito por w.d. johnson | Traduzido por lucas vilaça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os pontos principais ao se escrever um tópico frasal e como eles podem me ajudar a escrever com mais eficiência?
Um tópico frasal funcional inclui o assunto em questão e a ideia dominante (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Tópicos frasais, também conhecidos como períodos tópicos ou frases síntese, guiam os escritores pelo desenvolvimento da dissertação ao garantir clareza e coesão, e guiam os leitores através de interpretações eficientes do material escrito com o entendimento do que esperar em cada seção. Entender o papel do tópico frasal dentro da estrutura geral de uma narrativa pode ajudar o escritor a se manter organizado e se comunicar efetivamente com a audiência.

Outras pessoas estão lendo

Tema

Sendo uma afirmação do que será discutido em certo parágrafo, um tópico frasal contém dois elementos essenciais – o primeiro sendo o próprio tópico, ou tema. Em uma dissertação sobre os planos para o verão, temas de parágrafos podem incluir viagens, estudos antecipados e sair com os amigos. No entanto, uma afirmação de um tema simples, como por exemplo, "Esse verão vou sair de férias", não se constitui como tópico frasal efetivo por si só.

Ideia dominante

O que torna um tópico frasal efetivo é a inclusão da afirmação de uma ideia dominante – o que será dito sobre o tema no corpo do parágrafo que está por vir. Um dos propósitos do tópico frasal é a limitação do escopo do tema apresentado, por isso a ideia dominante ajuda a focar a ideia principal e prevenir que a última seja muito geral. No momento em que um leitor vê um tópico frasal, ele deve ser capaz de criar expectativas sobre o que parágrafo vai discutir. Para limitar o tema das férias, um escritor pode adicionar a ideia dominante de conseguir relaxar a fim de se recuperar de um ano escolar extenuante. O tópico frasal completo poderia então ser escrito, "Sair de férias nesse verão vai finalmente permitir com que eu descanse do stress do ano escolar mais difícil que tive até hoje".

Escolha das palavras

"Vou sair de férias nesse verão" ou "Existem várias maneiras de se aliviar o stress no verão" são sentenças muito suaves para se abrir um parágrafo. O objetivo do escritor, com a introdução de cada ideia nova, é prender a atenção dos leitores para que leiam com interesse, em vez de pular os detalhes para alcançar a conclusão o mais rápido possível. Além disso, uma dissertação nunca deve chamar atenção para ela mesma, por isso, construir o tópico frasal em forma de anúncio, como por exemplo "Nesse parágrafo, discutirei meus planos de férias para o verão", nunca é uma boa escolha.

Escrita aprimorada

Depois de o escritor criar o tópico frasal completo, ele pode usá-lo para guiar sua escrita. O corpo do parágrafo consistirá de detalhes, fatos e anedotas que suportam a ideia principal. Se um escritor se sentir travado quanto ao que escrever num parágrafo ou estiver prestes a sair do tema, consultar constantemente seu tópico frasal pode mantê-lo no caminho para cobrir apenas detalhes relevantes e necessários. No parágrafo das férias, o escritor não vai falar sobre a quantidade de estudo que estará lhe esperando quando voltar para casa – ele vai detalhar apenas os estresses que procura aliviar e quais atividades de verão o ajudarão a fazê-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível