×
Loading ...

Como proteger as ovelhas dos predadores

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As ovelhas são um alvo fácil para predadores carnívoros, como lobos, coiotes, raposas, cães e ursos. Elas são muito vulneráveis porque a única defesa que têm para se proteger é reunir-se em um grande grupo de ovelhas, por isso, precisam de ajuda humana para se manterem vivas.

Instruções

As ovelhas são presas fáceis, por isso é importante tomar algumas medidas para protegê-las dos predadores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Mantenha as ovelhas e os cordeiros longe dos predadores à noite, colocando-os em currais. Caso seja um pastor e não possua qualquer tipo de cerca, durma próximo aos animais à noite.

    Loading...
  2. Instale uma cerca em torno da área de pastagem das ovelhas, a qual deve ser alta, resistente e sem pontos fracos. Algumas cercas elétricas podem ajudar a manter os predadores longe, mas tenha tenha cuidado porque às vezes eles podem cavar por baixo ou encontrar buracos de passagem.

  3. Treine um animal para ser o guardião e cuidar do rebanho, como cães, lhamas e jumentos, os quais podem ser ótimos guardiães, uma vez que permanecem junto das ovelhas e podem deter a aproximação de um predador. Os cães são usados ​​para proteger rebanhos desde os tempos pré-históricos, já as lhamas e os burros têm uma enorme antipatia por cães e são naturalmente agressivos com esses predadores.

  4. Una as ovelhas ao gado, pois estudos mostram que ovelhas e gado formam um conjunto quando pastam juntos, como resultado, o gado pode servir como uma proteção natural às ovelhas.

  5. Atire no predador se necessário. Essa é uma opção controversa, mas na maioria das comunidades a lei é clara nesse caso, ou seja, se um coiote, lobo ou até mesmo o cão do seu vizinho atacarem o rebanho, você tem o direito de proteger suas ovelhas e atirar no animal. Você verá que não tem mais escolha quando o predador avançar sobre o rebanho para se alimentar de suas ovelhas.

Loading...

Dicas

  • Dependendo de onde mora, você pode ter que lidar com diferentes predadores em diferentes períodos do ano. Em áreas onde há muita neve, o período com mais ataques às ovelhas é o final de janeiro e todo o mês de fevereiro, pois é quando os ratos e outras presas pequenas conseguem se esconder sob a neve. Em áreas temperadas, os predadores atacam mais no final da primavera e início do verão, que é quando os filhotes do coiote mais precisam de comida.

Aviso

  • Naturalmente, você deve ter muito cuidado quando decidir atirar em um predador, pois não vai querer acertar um membro do seu rebanho ou qualquer outra coisa por perto.
Loading ...
Loading ...