Reis e rainhas na Bíblia

Escrito por tiffany ross | Traduzido por michel makarios
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Reis e rainhas na Bíblia
As imagens da realeza bíblica decoram vários vitrais de igrejas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As páginas da Bíblia estão repletas de personagens da realeza. Algumas dessas figuras bíblicas têm papéis positivos e são consideradas o começo da linhagem de Jesus, enquanto outras são conhecidas por sua violência profana, mas cada conto é um pedaço da história das antigas civilizações humanas que transmite uma lição ao leitor.

Outras pessoas estão lendo

Rainhas notórias

Em algumas histórias bíblicas, o alto título de rainha é utilizado por mulheres para intimidar ou dominar. Frequentemente, uma mulher que era conhecida por mau comportamento era adepta dos deuses pagãos tradicionais e não de Yahweh (o nome hebraico para o Deus representado na Bíblia). De acordo com a Bíblia, essa falta de suporte para o único Deus verdadeiro levou a mulher a cometer crimes hediondos contra os fiéis que cruzaram seu caminho. A rainha Jezebel, por exemplo, fez com que seu nome virasse um sinônimo de traição. O apoio incansável de Jezebel para o deus da agricultura, Baal, levou-a a um conflito com os seguidores de Yahweh. Ela é lembrada em grande parte por enganar e assassinar um dono de vinhedo para que seu marido pudesse se tornar proprietário do local.

Rainhas virtuosas

Uma rainha frequentemente é representada como uma mãe ou esposa apoiadora e valente de alguma grande figura bíblica, como o Rei Davi. Betsabá possui um papel importante na história bíblica como esposa do Rei Davi e mãe do Rei Salomão. Após se casar com Davi, que assassinou seu primeiro marido para que pudesse possuí-la, ela se tornou muito ativa na política. Após a morte de Davi ela se tornou Rainha Mãe, a maior posição que uma mulher poderia ocupar, e guiou seu filho, Salomão, para a realeza.

Reis notórios

A Bíblia passa uma imagem sombria de reis que falharam em reconhecer Yahweh como Deus no "Velho Testamento" e Jesus Cristo no "Novo Testamento", porém, outros textos históricos podem passar outra imagem. O Rei Ahab, por exemplo, desfrutou de um período de sucesso como Rei de Israel, mas recebeu uma má reputação na Bíblia por tolerar os seguidores de Yahweh e também os seguidores dos deuses agrícolas de Israel. Entretanto, enquanto alguns reis são mal compreendidos, outros são simplesmente maus. O Rei Jehu, por exemplo, assassinou brutalmente a família real inteira -- incluindo mulheres e crianças -- garantindo para si o trono de Israel.

Reis virtuosos

Reis virtuosos na Bíblia são aqueles escolhidos por Deus para liderar o país com coragem. Entretanto, até esses reis tinham falhas. O Rei Davi, um dos mais conhecidos reis bíblicos, cometeu assassinato para se casar com a mulher que queria. Mas seu reinado marcou o começo de uma era de ouro cultural e a construção de um templo para adorar Yahweh. Jeosafá é um exemplo de outro rei que apoiou e adorou Yahweh e erradicou as práticas pagãs. Ele também usou o serviço de missionários para espalhar os ensinamentos de Deus.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível