Quais são os sete estágios do ciclo do luto?

Escrito por elizabeth (lisa)thompson | Traduzido por rosiane goncalves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os sete estágios do ciclo do luto?
O processo do luto leva tempo (cemetery image by FotoWorx from Fotolia.com)

Muitos tipos de perda podem levar à mágoa ou ao sofrimento emocional. A maior parte das pessoas associa o sentimento de pesar com a morte, que é o maior dos lutos. Existem outros tipos de perda como o fim de um relacionamento, perda de emprego ou de saúde, perda financeira, entes queridos com doenças graves, aborto espontâneo e perda da segurança ou amizade. Mesmo as perdas menos intensas, como uma mudança, graduação, a venda da casa ou a aposentadoria, podem gerar um ressentimento. As pessoas podem não passar pelos estágios de luto na mesma ordem e nem mesmo um ou mais deles.

Outras pessoas estão lendo

Choque

Durante o primeiro estágio do luto, o corpo se protege através do choque, descrença e negação. A torpor fornece uma blindagem emocional para que não se fique sobrecarregado e isto pode durar por semanas. Esperar um ligação da pessoa querida que faleceu ou olhar para o relógio aguardando o momento de ela entrar pela porta são reações comuns.

Tristeza

Tristeza, dor e culpa compõe o segundo estágio do luto. Depois que o choque passa, a dor pode dominar você por completo. Encarar abertamente este sentimento será necessário para atravessar esta etapa de maneira saudável. O remorso é bastante presente neste momento, conforme você imagina como poderia ter demonstrado melhor seu amor. Este estágio é experimentado independente da cultura em todo o mundo.

Negociação

No terceiro estágio, muitas pessoas fazem promessas irreais que não podem ser cumpridas. Você pode se encontrar fazendo barganhas com Deus ou com uma força superior para trazer a pessoa amada de volta.

Raiva

Durante o quarto estágio do luto, a raiva pode resultar em exaustão. Por mais construtivo que possa ser, tome cuidado para que outros relacionamentos, já desgastados, não sejam destruídos. Os alvos mais comuns de toda esta raiva podem ser Deus, você mesmo e os médicos. Você por ainda sentir raiva do ente querido que faleceu, questionando porquê ele o deixou.

Depressão

A depressão como quinto estágio pode aparecer como parte do processo. Esta fase é um momento de reflexão sobre as memórias tanto boas quanto ruins. Apesar de não ser a depressão clínica clássica, se não for observada, pode levar a outras questões mais complicadas.

Medo

Medo e ansiedade compõem o sexto estágio do luto. Pensamentos sobre a sua morte e a de outros parentes próximos podem surgir. A perda pode ainda ser um gatilho para ataques de pânico. Você pode se perguntar como irá realizar todas as coisas que precisa e se sentir oprimido.

Esperança

O estágio final do luto está direcionado para o futuro com esperança. Ainda que não signifique felicidade instantânea, é possível começar a planejar suas atividades para o futuro. A dor terá passado, mas as boas lembranças permanecerão. A alegria virá afinal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível