×
Loading ...

Quais são os sintomas que um cachorro vivencia após comer fertilizante?

Atualizado em 19 julho, 2017

Os fertilizantes de plantas contém muitas substâncias químicas voláteis que podem causar problemas sérios de saúde para os animais que os consomem. De acordo com a ASPCA, havia 2.300 relatos de exposição de fertilizantes a animais de estimação em 2009. Os sintomas associados com a exposição podem variar, dependendo do tipo de fertilizante e da quantidade ingerida. O produto pode conter aditivos tais como herbicidas, fungicidas, pesticidas e metais pesados tais como ferro e cobre, todos os quais podem ser tóxicos.

De acordo com a ASPCA, havia 2.300 relatórios de exposição de fertilizantes a animais de estimação em 2009 (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Salivação

As substâncias químicas no fertilizante podem causar hipersalivação, ou baba excessiva. Isso pode ser a primeira pista que indica que seu cachorro comeu algo que ele não deveria ter comido.

Loading...

Dores estomacais

Embora o fertilizante contenha muitas substâncias químicas, ele é pobremente absorvido. Seu cachorro pode ter dores gastrointestinais tais como diarreia e vômitos depois da ingestão. Esses sintomas irão se resolver dentro de 12 a 14 horas com tratamento de suporte.

Letargia

Comer fertilizante também pode causar letargia. Esse sintoma mais provavelmente irá acompanhar o vômito e a diarreia.

Convulsões

Se consumido em grandes quantidades, as toxinas presentes no fertilizante podem fazer com que um cachorro comece a ter convulsões. Isso é mais comum com fertilizantes contendo organofosfatos, que podem ser fatais mesmo em doses pequenas.

Segurança

Para prevenir seu animal de estimação de consumir fertilizante, o produto deve ser mantido fora de alcance e fortemente fechado. Se você acha que seu animal de estimação comeu algum fertilizante, chame o controle de envenenamento ou leve-o para um veterinário imediatamente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...