Mais
×

Quais tipos de madeira usar em projetos de carpintaria

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A maioria das madeiras está categorizada como madeira dura ou madeira macia, em função da sua densidade e peso. Resinosas crescem mais rápido do que madeiras duras e são mais suaves, mais fáceis de trabalhar e mais baratas, sendo uma escolha versátil para muitos projetos de carpintaria. Madeiras duras são mais densas, levam mais tempo para crescer e são mais caras, mas produzem boa carpintaria com acabamentos bonitos e coloridos. Leia mais para continuar aprendendo.

Instruções

Diferentes tipos de madeira servem para diferentes projetos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Madeira dura

  1. Considere choupo para acabamento de carpintaria. É geralmente liso, reto e sem nós. Aceita facilmente pintura, tem um grão reto, é custo efetivo e prontamente disponível.

  2. Selecione mogno ou nogueira para projetos de qualidade, tais como armários, barcos, coronhas de armas, revestimentos de madeira e janelas. Os marrom avermelhados graineds são duráveis, fáceis para retocar e resistentes a deformação, encolhimento, inchaço e apodrecimento.

  3. Escolha teca para barcos e móveis de jardim. Se você é um carpinteiro iniciante, lembre-se de que teca, embora extremamente duro e forte, pode ser difícil de trabalhar e pode enfraquecer ferramentas muito rapidamente.

  4. Use carvalho, cerejeira, faia ou bordo para pisos, móveis finos, construção de barco e caimento. Todos são duráveis, tem encolhimento mínimo e resistem à umidade.

  5. Para construir instrumentos musicais, móveis e projetos de arte, use jacarandá. Jacarandá é muito refinado e mais difícil de trabalhar, mas tem uma bela cor marrom avermelhada escura e assume um alto brilho quando polido.

    Madeira Macia

  1. Use pinheiro ou abeto na construção de casas, janelas, painéis, decoração, moldagem, móveis e laminados. A textura uniforme é fácil de trabalhar e acabar e resiste a inchaço, retração e deformação, sendo uma boa escolha para muitos projetos. Esses tipos apresentam preços razoáveis ​​e prontamente disponíveis.

  2. Considere cicuta para uma variedade de projetos básicos de carpintaria, tais como pranchas e tábuas, portas, painéis, caixas e assoalho.

  3. Para construir cercas, painéis, escadas, mastros de navios e longarinas, caixas, postes, telhas, móveis de jardim ou tapume da casa, use pau-brasil, cedro ou abeto. Todos são leves, fáceis de trabalhar, duráveis, bons pra acabamento e resistem a apodrecimento.

  4. Escolha spruce para projetos ao ar livre em geral. Spruce é fácil de trabalhar e resiste a separação, mas muitas vezes não é tão durável quanto outras resinosas.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article