on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Em quais tipos de rocha você pode encontrar a pedra ametista?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ametistas são pedras semipreciosas na família do quartzo. Elas apresentam coloração que varia do lilás ao roxo escuro pela adição de impurezas de manganês e ferro no quartzo. Ametistas, as pedras mais valiosas de quartzo, são conhecidas como as pedras do mês de fevereiro. As ametistas mais valiosas, conhecidas como ametistas siberianas, têm coloração roxo escura com toques de azul e vermelho. Essas pedras são normalmente encontradas dentro ou perto de outros tipos de pedra.

Ametistas são cristais de quartzo coloridas com impurezas do ferro (Amethyst image by photoBeard from Fotolia.com)

Outros tipos de quartzo

Ametistas são normalmente encontradas perto de outras pedras da família do quartzo. O citrino, uma pedra de quartzo de coloração amarela, é comumente encontrado em combinação com as ametistas. Ametistas também são encontradas no topo de quartzos cinza. A irradiação solar ou de elementos circundantes causam as mudanças químicas que deixam as ametistas com cor roxa. O quartzo circundante que não for exposto à irradiação ou não tiver o manganês e o ferro necessários para causar a coloração púrpura não se tornará uma ametista.

Loading...

Geodes

As ametistas se formam em cristais longos em formato de prisma. O lugar mais valorizado por colecionadores para encontrar ametistas é em geodos, ou rochas ocas cheias de cristais. Eles se formam em cavidades de rochas vulcânicas. À medida que as pedras esfriam e endurecem, elas são cercadas de substâncias quentes - gases, água saturada com minerais e material vulcânico - fazendo com que fiquem ocas. Conforme a pedra esfria e as substâncias destilam e saem dela, os minerais na água cristalizam. Com os minerais certos e temperatura de água adequada, as ametistas se formam.

Pedras vulcânicas

A maior concentração de ametistas é encontrada em pedras vulcânicas, de acordo com o site "The Quartz Page". Esses depósitos são encontrados ao redor do mundo, mas os maiores estão no Brasil e no Uruguai. Antes da ascensão da América do Sul como maior produtor, as ametistas mais comercialmente mineradas saíam da Rússia e da Sibéria.

Rochas metamórficas

Embora a maioria dos depósitos de ametista seja encontrada em rochas ígneas, o site "The Quartz Page" diz que elas também são encontradas em rochas metamórficas. Elas raramente são encontradas em rochas sedimentares, porque as condições químicas necessárias para a formação das ametistas não são encontradas na formação dessas rochas. Ametistas são encontradas ao redor do mundo, mas sua aparência e seu formato é diferente dependendo da região onde são mineradas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...